Açores: Diocese de Angra dinamiza celebração ecuménica no Hospital do Divino Espírito Santo
Comissão Diocesana para o Ecumenismo sugere «pelo menos um momento de oração» nas paróquias e comunidades

Angra do Heroísmo, Açores, 08 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai assinalar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com uma celebração diocesana no dia 25 de janeiro, às 15h00 locais, na capela do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
A Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de Angra convida todos os católicos, os irmãos e as irmãs das diversas comunidades cristãs, as pessoas em caminho de fé, “e todos os que se deixam interpelar paz a participar no momento culminante da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, lê-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério norte, decorre, anualmente, de 18 a 25 de janeiro, na Diocese de Angra vão realizar uma celebração diocesana, com a presença do seu bispo, D. Armando Esteves Domingues, no último dia desta semana, às 15h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na capela do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
“O ecumenismo não é ‘um tema da semana’. É fidelidade ao Senhor, por amor à Igreja e ao mundo que Deus ama. Por isso, não se esgota numa semana: pede perseverança, forma-nos no olhar e na palavra e empurra-nos para encontros e gestos concretos, até que a comunhão se torne cada vez mais visível”, salienta a Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de Angra.
A Diocese de Angra pede que em cada paróquia, unidade pastoral e ouvidoria, realizem “pelo menos um momento de oração” pela unidade dos cristãos, entre 18 e 25 de janeiro, e incentiva, onde existirem outras comunidades cristãs, a procuraram “informá-las e envolvê-las, convidando-as a assinalar este tempo”.
‘Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança – a da vossa vocação’, da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4,4), é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, a Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese de Angra salienta que “um só corpo não admite que a divisão se normalize”.
“Um só Espírito não deixa espaço para a hostilidade; uma só esperança não consente a acomodação; esta esperança é a certeza de que Deus reata a comunhão onde nós apenas contamos feridas”, acrescenta.
A mensagem para o Oitavário 2026, da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de Angra, começa com a “saudação pascal” ‘a paz esteja com todos vós’, com que o Papa Leão XIV se apresentou à Igreja e ao mundo após a sua eleição, a 8 de maio de 2025.
“A paz cristã nasce do Crucificado-Ressuscitado, atravessa a verdade do pecado e das feridas humanas e concretiza-se na reconciliação. Acolhê-la implica que quem a recebe não pode continuar a olhar o outro como obstáculo, mas é chamado a reconhecê-lo como pessoa e, no horizonte do Evangelho, como irmão”, explica.
Neste sentido, acrescenta que é com esse “critério que se vive a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, porque a diversidade de histórias e tradições “não é, por si, um problema”, e, segundo a Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de Angra, o “verdadeiro risco” é que a divisão se torne “um hábito, pois contraria a vocação cristã, fere o testemunho do Evangelho e enfraquece a credibilidade do anúncio”.
A Diocese de Angra informa também que nomeou o leigo Francisco Almeida Medeiros como novo coordenador da Comissão Diocesana para o Diálogo Inter-Religioso e para as Relações Ecuménicas de Angra, organismo que está integrada no Instituto Católico de Cultura.
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 foram preparados na Arménia, na Sé de Etchmiadzin, sede histórica e espiritual da Igreja Apostólica Arménia, pelo Departamento de Relações Intereclesiásticas dessa Igreja Cristã com irmãos e irmãs das Igrejas Católica e Evangélica no país, e sugerem um ‘culto ecuménico’ intitulado ‘Luz da Luz para a Luz’, adaptado de uma das horas diárias de oração da Igreja Arménia.
Esses subsídios foram revistos e finalizados com a equipa internacional nomeada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, de 13 a 18 de outubro de 2024, na Arménia, e podem ser descarregados no sítio online do organismo do Vaticano.
CB/OC
| O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo. As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana). |

