Açores: Bispo diocesano inicia Tríduo Pascal no Estabelecimento Prisional de Angra

D. Armando Esteves Domingues vai lavar os pés aos reclusos, na Missa da Ceia do Senhor

Foto: Igreja Açores/HS

Angra do Heroísmo, Açores, 10 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, início do Tríduo Pascal, no Estabelecimento Prisional de Angra, com a comunidade prisional e os voluntários, na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, às 16h00 locais.

O bispo D. Armando Esteves Domingues vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, celebração que marca o início do Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, onde se realiza o rito do lava-pés, “expressão máxima do serviço”, no Estabelecimento Prisional de Angra, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Angra explica que o bispo diocesano vai lavar os pés aos reclusos do Estabelecimento Prisional, “manifestando o serviço e a caridade de Cristo”, onde vai participar a comunidade prisional e os voluntários, no dia 17 de abril, a partir das 16h00 (mais uma hora em Portugal continental).

Na Mensagem para a Quaresma 2025, enviada à Agência ECCLESIA, D. Armando Esteves Domingues aconselhou a ter como guia “a lista dos mais necessitados de esperança”, que o Papa Francisco indica na Bula de proclamação do Ano Santo 2025, ‘A esperança não desilude’, como os presos; os doentes; os migrantes; os idosos; os milhões de pobres; os jovens (nºs 9 a 15).

O portal online diocesano ‘Igreja Açores’ destaca que no Estabelecimento Prisional de Angra “estão muitos reclusos jovens”.

No Arquipélago dos Açores existem três estabelecimentos prisionais – Angra, Ponta Delgada e Horta –, em todos existem grupos de colaboradores e visitadores, e onde a Diocese de Angra quer “fortalecer” a presença da Igreja Católica “através do atendimento religioso, da celebração dos atos de culto, da formação e do voluntariado”.

D. Armando Esteves Domingues também vai presidir à Missa de Quinta-feira Santa, no mesmo dia 17, às 20h00 locais, na Sé de Angra.

A Igreja Católica começa a Semana Santa com a celebração dos Ramos, este ano no dia 13 de abril, o próximo domingo, na Sé de Angra a Eucaristia, às 11h00, começa com uma procissão a partir da Praça Velha.

O bispo de Angra preside à Missa da renovação das promessas sacerdotais, a Missa Crismal, com o clero das Ilhas de São Miguel e de Santa Maria, na segunda-feira, 14 de abril, pelas 12h30, na igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada; e na terça-feira, dia 15, na Sé, às 11h00, com o restante clero da diocese, em Angra do Heroísmo.

D. Armando Esteves Domingues preside à Celebração da Paixão do Senhor, em Sexta-feira Santa, às 15h00; a Sé acolhe também Via-sacra e a procissão da morte do Senhor, às 19h00; a Diocese de Angra associou-se ao pedido do prefeito do Dicastério das Igrejas Orientais, cardeal Claudio Gugerotti, que apela a uma “especial generosidade” na coleta anual em favor das comunidades cristãs da Terra Santa de Sexta-feira Santa, evocando o “grave sofrimento” das populações atingidas pela crise no Médio Oriente.

No Sábado Santo, dia 19 de abril, a Vigília Pascal, começa às 21h00, e no domingo de Páscoa 2025, dia 20 de abril, o bispo de Angra preside à Missa na catedral, às 11h00.

A vigília pascal e a Missa do Domingo de Páscoa da ressurreição do Senhor vão ser transmitidas em direto pela RTP Açores, informa o portal online ‘Igreja Açores’.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top