
Açores: Bispo diocesano inicia Tríduo Pascal no Estabelecimento Prisional de Angra
D. Armando Esteves Domingues vai lavar os pés aos reclusos, na Missa da Ceia do Senhor

Angra do Heroísmo, Açores, 10 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, início do Tríduo Pascal, no Estabelecimento Prisional de Angra, com a comunidade prisional e os voluntários, na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, às 16h00 locais.
O bispo D. Armando Esteves Domingues vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, celebração que marca o início do Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, onde se realiza o rito do lava-pés, “expressão máxima do serviço”, no Estabelecimento Prisional de Angra, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Diocese de Angra explica que o bispo diocesano vai lavar os pés aos reclusos do Estabelecimento Prisional, “manifestando o serviço e a caridade de Cristo”, onde vai participar a comunidade prisional e os voluntários, no dia 17 de abril, a partir das 16h00 (mais uma hora em Portugal continental).
Na Mensagem para a Quaresma 2025, enviada à Agência ECCLESIA, D. Armando Esteves Domingues aconselhou a ter como guia “a lista dos mais necessitados de esperança”, que o Papa Francisco indica na Bula de proclamação do Ano Santo 2025, ‘A esperança não desilude’, como os presos; os doentes; os migrantes; os idosos; os milhões de pobres; os jovens (nºs 9 a 15).
O portal online diocesano ‘Igreja Açores’ destaca que no Estabelecimento Prisional de Angra “estão muitos reclusos jovens”.
No Arquipélago dos Açores existem três estabelecimentos prisionais – Angra, Ponta Delgada e Horta –, em todos existem grupos de colaboradores e visitadores, e onde a Diocese de Angra quer “fortalecer” a presença da Igreja Católica “através do atendimento religioso, da celebração dos atos de culto, da formação e do voluntariado”.
D. Armando Esteves Domingues também vai presidir à Missa de Quinta-feira Santa, no mesmo dia 17, às 20h00 locais, na Sé de Angra.
A Igreja Católica começa a Semana Santa com a celebração dos Ramos, este ano no dia 13 de abril, o próximo domingo, na Sé de Angra a Eucaristia, às 11h00, começa com uma procissão a partir da Praça Velha.
O bispo de Angra preside à Missa da renovação das promessas sacerdotais, a Missa Crismal, com o clero das Ilhas de São Miguel e de Santa Maria, na segunda-feira, 14 de abril, pelas 12h30, na igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada; e na terça-feira, dia 15, na Sé, às 11h00, com o restante clero da diocese, em Angra do Heroísmo.
D. Armando Esteves Domingues preside à Celebração da Paixão do Senhor, em Sexta-feira Santa, às 15h00; a Sé acolhe também Via-sacra e a procissão da morte do Senhor, às 19h00; a Diocese de Angra associou-se ao pedido do prefeito do Dicastério das Igrejas Orientais, cardeal Claudio Gugerotti, que apela a uma “especial generosidade” na coleta anual em favor das comunidades cristãs da Terra Santa de Sexta-feira Santa, evocando o “grave sofrimento” das populações atingidas pela crise no Médio Oriente.
No Sábado Santo, dia 19 de abril, a Vigília Pascal, começa às 21h00, e no domingo de Páscoa 2025, dia 20 de abril, o bispo de Angra preside à Missa na catedral, às 11h00.
A vigília pascal e a Missa do Domingo de Páscoa da ressurreição do Senhor vão ser transmitidas em direto pela RTP Açores, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
CB/OC