Açores: Bispo de Angra preside à ordenação de três sacerdotes
Angra do Heroísmo, 14 nov 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir à celebração de ordenação de três novos padres para a diocese, no dia 23 de novembro (sábado), às 11h00 locais, na igreja de São José, em Ponta Delgada.
Os futuros sacerdotes da Diocese de Angra, que vão ser ordenados por D. Armando Esteves Domingues, são os diáconos André Furtado, Leonel Vieira e Rui Pedro Soares, naturais das Ilhas de São Miguel e do Faial, informa o portal online ‘Igreja Açores’, na divulgação enviada hoje à Agência ECCLESIA.
“O sacerdote deve ser o homem de esperança que semeia na vida e no coração de cada homem e mulher essa esperança, levando a cada um Deus de amor. Sinto uma grande alegria, um sonho assim tão desejado e sonhado e hoje concretizado”, disse André Furtado, natural da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário na Lagoa.
André Furtado, que está há um ano a trabalhar nas paróquias das feteiras, Ginetes e Candelária, acompanhando o padre Nuno Maiato, fez o seu percurso no Seminário Episcopal de Angra, após os estudos básicos e secundário em São Miguel.
“Ser padre é ser um homem alegre, um homem de esperança que acolhe todos com as suas tristezas e angustias e que compreende que o seu tempo deve ser doado, como Jesus se doou a todos nós; o padre não é um homem solitário, mas solidário”, acrescentou o diácono, que deseja “trabalhar para uma Igreja que acolhe todo o homem e mulher na sua forma de estar e de rezar, de ficar e de permanecer”.
A celebração de ordenação dos três sacerdotes na igreja de São José, em Ponta Delgada, é de entrada livre, e é apresentada pela Diocese de Angra como “um dos momentos altos do ano pastoral” 2024/2025, que começou no dia 3 de novembro, sintonizado com o Jubileu da Esperança, o Ano Santo 2025.
Já Leonel Vieira, 25 anos de idade é natural da Paróquia de Sant´Ana nas Furnas (ilha de São Miguel), e espera que o seu sacerdócio “não seja apenas uma função mas uma forma de vida”.
“Um autêntico compromisso, uma jornada que me permita ser um farol de luz para aqueles que buscam a fé num tempo de incertezas”, acrescentou o diácono que no último ano pastoral esteve ao serviço na ilha terceira, com o sacerdote de Agualva, Ouvidoria da Praia.
Natural do Faial, o candidato ao sacerdócio Rui Pedro Soares, com 27 anos de idade, sente “alguma ansiedade, própria destes momentos e o peso que a ordenação implica”, a “adesão total à pessoa de Jesus Cristo” e dar-se inteiramente à Igreja e” ao serviço dos outros”.
“O sacerdócio hoje é sobretudo presença; as pessoas sentem que é algo diferente quando o padre está presente. A presença do padre dá outro ‘respeito’, como que a ideia se este homem está aqui é porque Deus está aqui também”, desenvolveu.
Os futuros sacerdotes – André Furtado, Leonel Vieira e Rui Pedro Soares – foram os primeiros seminaristas ordenados diáconos por D. Armando Esteves Domingues, no dia 16 de junho deste ano; vão ser também as suas primeiras ordenações sacerdotais e a penúltima com seminaristas integralmente formados no Seminário de Angra, a partir deste ano letivo 2024/2025 os estudos universitários de Teologia são no Porto.
O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa que a celebração da ordenação dos novos sacerdotes, no sábado dia 23 de novembro, vai ser transmitida na rede social Facebook, nas páginas do Seminário Episcopal de Angra e do portal de informação ‘Igreja Açores‘.
A Diocese de Angra tem 133 sacerdotes, o mais velho tem 93 anos de idade e o mais novo 28 anos, são naturais de São Miguel, “a ilha que deu mais jovens ao seminário nos últimos anos”; o Seminário de Angra celebrou o seu 162º aniversário no dia 9 de novembro.
CB