Açores: Bispo de Angra preside à Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta
Angra do Heroísmo, Açores, 28 ago 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir à Festa de Nossa Senhora dos Milagres, no dia 8 de setembro, às 16h00, no santuário diocesano da Serreta, na ilha Terceira, a novena começa esta sexta-feira, dia 30 de agosto.
“A festa da Serreta é a mais importante festa de verão da ilha Terceira. Segundo os registos históricos, esta festa tem origem no século XVII e está ligada a vários momentos difíceis da história do arquipélago e de Portugal, com as comunidades a virarem a sua esperança para Maria”, explica o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
Neste contexto destaca “o período em que Portugal se viu envolvido na guerra entre a França e a Espanha contra Inglaterra”, a Ilha açoriana da Terceira não tinha fortificações e a esperança das autoridades e das pessoas “voltou-se para a intercessão de Nossa Senhora dos Milagres”, a sua imagem estava colocada na igreja das Doze Ribeiras.
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, vai celebrar “a sua grande festa”, este ano com o tema ‘Senhor, ensina-nos a orar’, a partir desta sexta-feira, dia 30 de agosto, com a novena, a Diocese de Angra destaca que todos os dias há “a possibilidade dos peregrinos celebrarem o sacramento da reconciliação”, entre as 16h00 e as 20h00.
Durante estes dias da novena, até 7 de setembro, o Santuário diocesano estará aberto entre as 08h00 e as 24h00 (horário local), segundo o programa, às 20h00, celebram a Eucaristia, com pregação do padre Nélson Pereira, pároco das Lajes e responsável pelo Serviço Coordenador da Formação.
Do programa religioso da Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na novena, às 19h30, rezam o Terço, que vai ser meditado por diferentes grupos, como os Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o Movimento da Mensagem de Fátima, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, as Equipas de Nossa senhora.
O bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, regressa ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres para presidir novamente à sua festa, no próximo dia 8 de setembro, a Missa solene, começa às 16h00, seguindo-se a procissão.
A primeira celebração dedicada a Nossa Senhora dos Milagres aconteceu a 11 de setembro de 1764 mas esta devoção afirmou-se definitivamente a partir de 1842. A construção da igreja começou em 1819, liderada pelo general Francisco António de Araújo, e foi concluída em 1842, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
CB