
Açores: Bispo das Forças Armadas e de Segurança vai presidir à festa do Bom Jesus do Pico
Monsenhor José Constância vai pregar novenário, a partir de 26 de julho
Angra do heroísmo, Açores, 15 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal vai presidir às festas do Senhor Bom Jesus Milagroso, entre 4 e 7 de agosto, no santuário em São Mateus, na ilha do Pico, informa a Diocese de Angra.
O programa da festa do Senhor Bom Jesus Milagroso do Pico inclui celebrações religiosas, como Missas e procissões, e D. Sérgio Dinis vai presidir aos dias principais, de 4 a 7 de agosto, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.
O bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal vai presidir a uma das “maiores manifestações religiosas dos Açores, a “mais importante das ilhas do triângulo” – São Jorge, Pico e Faial – durante os meses de julho e agosto, atraindo milhares de fiéis” à freguesia de São Mateus, da ilha do Pico.
Antes dos dias festivos, o monsenhor José Constância vai pregar novenário do Senhor Bom Jesus Milagroso , a partir de 26 de julho (sábado), nas últimas festas organizadas pelo atual reitor, o padre Marco Martinho, que vai assumir um novo serviço pastoral na Ilha do Faial, , após 25 anos no Pico.
‘Cristo, nossa esperança’, é o tema desta edição da festa do Bom Jesus do Pico, tema que é comum a todos os santuários diocesanos da Diocese de Angra neste ano jubilar.
A devoção ao Senhor Bom Jesus Milagroso “é bastante forte” na ilha do Pico, com a imagem representando um dos momentos da Paixão de Cristo, “quando é apresentado ao povo”, a festa realiza-se pelo dia 6 de agosto, data associada à Festa da Transfiguração.
Em 2024, um dos destaques desta festa foi a inauguração da Casa do Senhor Bom Jesus, o novo núcleo museológico que reúne “todo o espólio” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “como as capas e o seu acervo artístico”, e resulta de uma parceria entre o santuário e a Câmara Municipal da Madalena, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
CB