Açores: Bispo das Forças Armadas e de Segurança vai presidir à festa do Bom Jesus do Pico

Monsenhor José Constância vai pregar novenário, a partir de 26 de julho

Angra do heroísmo, Açores, 15 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal vai presidir às festas do Senhor Bom Jesus Milagroso, entre 4 e 7 de agosto, no santuário em São Mateus, na ilha do Pico, informa a Diocese de Angra.

O programa da festa do Senhor Bom Jesus Milagroso do Pico inclui celebrações religiosas, como Missas e procissões, e D. Sérgio Dinis vai presidir aos dias principais, de 4 a 7 de agosto, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.

O bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal vai presidir a uma das “maiores manifestações religiosas dos Açores, a “mais importante das ilhas do triângulo” – São Jorge, Pico e Faial – durante os meses de julho e agosto, atraindo milhares de fiéis” à freguesia de São Mateus, da ilha do Pico.

Antes dos dias festivos, o monsenhor José Constância vai pregar novenário do Senhor Bom Jesus Milagroso , a partir de 26 de julho (sábado), nas últimas festas organizadas pelo atual reitor, o padre Marco Martinho, que vai assumir um novo serviço pastoral na Ilha do Faial, , após 25 anos no Pico.

‘Cristo, nossa esperança’, é o tema desta edição da festa do Bom Jesus do Pico, tema que é comum a todos os santuários diocesanos da Diocese de Angra neste ano jubilar.

A devoção ao Senhor Bom Jesus Milagroso “é bastante forte” na ilha do Pico, com a imagem representando um dos momentos da Paixão de Cristo, “quando é apresentado ao povo”, a festa realiza-se pelo dia 6 de agosto, data associada à Festa da Transfiguração.

Em 2024, um dos destaques desta festa foi a inauguração da Casa do Senhor Bom Jesus, o novo núcleo museológico que reúne “todo o espólio” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “como as capas e o seu acervo artístico”, e resulta de uma parceria entre o santuário e a Câmara Municipal da Madalena, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

Foto: Igreja Açores

Esta festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus para a igreja paroquial de São Mateus do concelho da Madalena.

A construção da igreja começou iniciou-se em 1838, com retábulos de talha pintados a azul e ouro, e, em 1962, foi elevado à categoria de Santuário Diocesano, tendo sido recuperada depois dos sismos de 1973 e 1998.

O santuário do Senhor Bom Jesus do Pico foi criado por decreto episcopal de D. Manuel Afonso Carvalho, de 1 de julho de 1962, o 36.º bispo da Diocese de Angra (1957-1978).

A Diocese de Angra, presente nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores tem seis santuários diocesanos, três cristológicos e três marianos; no dia 1 de janeiro, foi elevado a santuário diocesano a Ermida da Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Os santuários da Diocese de Angra estão em diversas ilhas do Arquipélago dos Açores: Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada (São Miguel); Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus (Pico); Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, na Fajã do Santo Cristo (São Jorge); e na ilha Terceira, os santuários marianos de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Milagres.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Scroll to Top