Quando:
28 Junho, 2022@21:30_22:30
2022-06-28T21:30:00+01:00
2022-06-28T22:30:00+01:00

Prefácio do cardeal D. José Tolentino Mendonça indica a publicação como um «magnífico poemário»

Braga, 21 jun 2022 (Ecclesia) – O padre Joaquim Félix, vice-Reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, e professor da Faculdade de Teologia, da UCP, publicou «Livro da Deslocação» que vai ser apresentado dia 28 de junho.

“De deslocações minimais se faz este livro e a ideia de poesia que o autor persegue. Podemos dizer que ele opera na linguagem isso mesmo: gradações, sincronizações, alongamentos ou retrações, movimentos que se desenham na discrição”, escreve o cardeal José Tolentino Mendonça no prefácio da edição da Officium Lectionis Edições, enviado à Agência ECCLESIA.

A apresentação da obra, marcada para a Capela da Imaculada Conceição, em Braga, às 21h30, vai estar a cargo de Manuel Pinto, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e vai contar com a atuação musical de André Bandeira e Olavo Barros.

“É um volume de mística este? Um ensaio sobre o combate espiritual? É. Mas isso não faz menos dele um magnífico poemário”, escreve ainda o cardeal português.

O universo do artista Rui Chafre, cuja obra artística é apresentada na capa numa fotografia de Alcino Gonçalves, mas também do cineasta e poeta italiano Pier Paolo Pasolini e do cineasta francês Robert Bresson, concorrem para aquilo que D. José Tolentino Mendonça indica ser “a tarefa não exclusiva de místicos e teólogos” que é “fazer da ruína uma casa de Deus”.

“Fazer da ruína uma casa de Deus não é tarefa exclusiva dos místicos e dos teólogos. É, sim, a tarefa que os artistas devem assumir. Isso mesmo afirma Rui Chafes numa das epígrafes: «Para mim, a questão que se continua a colocar é saber como vamos reconstruir a catedral». Joaquim Félix de Carvalho não poderia estar mais de acordo”, pode ler-se.

O «Livro da deslocação» vai estar disponível na editora Officium Lectionis Edições e em livrarias na cidade do Porto.

LS

 

Partilhar:
Share