Fátima, 09 abr 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber a peregrinação das crianças, nos dias 9 e 10 de junho, mobilizadas no lema ‘Façam aqui uma capela’, no contexto do centenário da construção da Capelinha das Aparições.

“Queremos ajudar as crianças a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus”, propõe o programa da peregrinação, informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O santuário mariano explica as celebrações este ano vão ser presididas pelo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues.

O lema do encontro Façam aqui uma capela’ foi o pedido de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta Marto – na aparição de outubro de 1917.

A capelinha foi construída em 1919, dois anos depois das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos videntes, e a primeira Missa foi celebrada a 13 de outubro 1921.

A peregrinação das crianças é dinamizada pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima e começa às 18h00, de 9 de junho, com uma visita aos locais das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora, em Aljustrel, Loca do Cabeço e Valinhos.

A partir das às 21h30, participam numa celebração, com o lema ‘Maria, a Mãe que nos abriga na sua Capelinha’, que integra a recitação do Rosário, procissão das velas e um momento de oferta de flores a Nossa Senhora.

O dia 10 de junho começa com a saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 09h00, e meia hora depois, as crianças podem assistir à encenação do tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, que repete às 15h00.

Às 10h00, rezam o Rosário na Capelinha das Aparições e uma hora depois D. Armando Esteves Domingues preside à Missa da peregrinação no Recinto de Oração.

O comunicado contextualiza que a peregrinação das crianças acontece “há mais de quatro décadas” e destaca que “todos os anos” participam “milhares de crianças”.

O Santuário de Fátima informa que no momento de despedida vai ser distribuída uma lembrança às crianças, às 15h00, com o lema de envio ‘Vai com Maria e constrói a casa de Deus’.

A atividade vai ser preparada ao longo do mês de maio e, este ano, as crianças são convidadas a descobrir a “identidade peregrina cristã” através da montagem de uma mochila e de recortes, em papel, de quatro mantimentos e suportes essenciais a uma peregrinação: “A água, o pão, um mapa e o bordão, símbolos do Batismo, da Eucaristia, da Palavra de Deus e da disponibilidade de coração”.

Atualmente, o Santuário de Fátima tem a decorrer a exposição temporária ‘Capela-Múndi’, dedicada aos 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até 15 de outubro.

CB

Programa da Peregrinação das Crianças 2019

Partilhar:
Share