Porto, 03 de jul 2020 (Ecclesia) – A Escola das Artes e a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, vão promover a pós-graduação em Música Sacra no novo ano letivo, e as candidaturas decorrem de 8 de julho a 24 de setembro.

“Esta formação pretende dedicar-se às composições musicais, à liturgia em si, ao domínio técnico e artístico das formas, dos instrumentos e, acima de tudo, colocar-se ao serviço da comunidade”, explica Pedro Monteiro, coordenador da pós-graduação.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo centro regional da Universidade Católica Portuguesa no Porto, o docente da Escola das Artes afirma que a música da Igreja “exige atenção especial”.

“No contexto nacional, e uma vez detetadas as necessidades primárias das diversas comunidades, impõe-se uma resposta prática no universo da Música Sacra que passe pelo aperfeiçoamento das capacidades existentes, pela criação de novos nichos de desenvolvimento e pelo reforço da criação de novos repertórios”, desenvolveu Pedro Monteiro.

Edifício Paraíso

A sinergia entre a Escola das Artes e a Faculdade de Teologia na realização da pós-graduação em Música Sacra procura criar, desenvolver e acompanhar “o diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino”.

Durante a pós-graduação, os alunos vão ter a “oportunidade” de conhecer e entender a Música Sacra como “um dos fundamentos da cultura cristã” e as “diversas formas de ligação” entre “o tesouro” musical da Igreja e as necessidades atuais das comunidades.

A fase de candidaturas começa na próxima quarta-feira, 8 de julho, até 24 de setembro e os resultados são anunciados a 29 de setembro, iniciando no dia seguinte as matrículas.

CB/OC

Partilhar:
Share