Leiria, 27 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé de Leiria vai ser lançado, dia 03 de dezembro, às 10h00, o projeto “inovador”: «Comunicação inclusiva no espaço litúrgico: Identificação dos espaços» que conta com a presença de D. António Marto.

O projeto é um guião “multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos” que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O guião dos espaços litúrgicos e toda a sinalética da catedral fica disponível nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com três versões: braille com imagens em relevo, em escrita aumentada, e em sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do protocolo assinado, em maio passado, pela Conferência Episcopal Portuguesa (representada por D. José Traquina) e pelo Instituto Politécnico de Leiria.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, solicitou a colaboração do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, para o início de uma tarefa inovadora e premente: a comunicação inclusiva na Igreja.

LFS

Partilhar:
Share