Fátima: Congresso sobre as representações de Maria na arte e na cultura dos povos ocidentais
Fátima, 02 Nov 2021 (Ecclesia) – O Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM), em cooperação com o Santuário de Fátima, organizam um congresso, intitulado: “Mulher, Mãe e Rainha”, de 24 a 26 de março, para assinalar os 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.
O Congresso realiza-se em Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI, e será um fórum de estudo “abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, através de diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa que vai reunir nomes de referência nas áreas temáticas enunciadas, está aberto à participação do público em geral, mediante inscrição prévia.
Além das autoridades eclesiásticas associadas ao congresso, como o Cardeal D. António Marto, bispo da Diocese de leiria-Fátima e dos arcebispos de Braga e de Évora, D. Jorge Ortiga e D. Francisco Senra Coelho, respetivamente, o congresso conta com conferências do Presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, D. Rino Fisichella e do Presidente da Pontifícia Academia Mariológica Internacional, Stefano Cechin.
Os três dias contarão com cinco sessões: Historiografia: estudos sobre um tema maior; Fundamentos Bíblicos e Parenética; Representações Institucionais, plásticas e artísticas; Marcas marianas na cultura dos povos e Religiosidade Popular, discursos teológicos e vivências cultuais.
LFS