Setúbal, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal vai promover um encontro diocesano, com o tema ‘Caminhar em Movimento, caminhar em Missão’, entre as 09h30 e as 17h00, do dia 30 de junho, no Seminário de S. Paulo, em Almada.

“Setúbal quer Movimento, pedras vivas disponíveis para receber e ‘mostrar a sua herança’; 30 de junho um dia especialmente preparado com muita animação, partilha, testemunhos”, informa a presidente do secretariado diocesano, Ana Inês Agostinho, lê-se no sítio online da Diocese de Setúbal.

‘Caminhar em Movimento, Caminhar em Missão’ é o tema do encontro em sintonia com o Ano Missionário que a Igreja Católica em Portugal está a viver, até outubro.

Do programa do encontro diocesano, que começa às 9h30, sobressai o testemunho missionário do conviva Henrique Delfina, da Diocese de Santarém, e o encontro termina depois da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, que começa às 15h30.

No próximo dia 30 vai ser apresentado o ano pastoral 2019/2020, às 14h30, onde se destaca a participação no Encontro Nacional dos Convívios Fraternos (7 e 8 de setembro).

Em 40 anos de presença do Movimento Convívios Fraternos na diocese sadina contabilizam-se 82 convívios de jovens e 10 convívios de casais, ao todo o secretariado contabiliza que cerca de 2700 jovens fizeram este retiro.

“Todos os convivas são desafiados a um novo encontro, em ambiente de alegria e comunhão fraterna”, lê-se no formulário de inscrição que termina no próximo dia 16 de junho.

Segundo o Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal a “nova vivência” do movimento, “particularmente vocacionado aos jovens, acompanha a renovação da pastoral juvenil” em curso “na diocese e também em toda a Igreja”.

Os Convívios Fraternos nasceram a 17 de maio de 1968, em Castelo Branco, e a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos do movimento a 1 de março de 2010.

CB

Partilhar:
Share