Evangelização: Saber lidar com emoções pode aumentar probabilidades de sucesso

Tema em destaque nas Jornadas de Pastoral Juvenil promovidas pelos Jovens da Boa Nova

Lisboa, 27 set 2011 (Ecclesia) – Os agentes da pastoral juvenil devem apostar na “educação emocional” como forma de “fazer chegar mais facilmente” a mensagem da fé junto dos mais novos, realçaram hoje os Jovens da Boa Nova (JBN).

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o grupo ligado aos Missionários da Boa Nova apresenta as conclusões das Jornadas de Pastoral Juvenil, evento que organizou entre 19 e 24 de setembro em Valadares, na diocese do Porto.

Cerca de uma centena de catequistas, animadores e professores constataram que um “conhecimento esclarecido” das emoções pode significar uma “via verde para o sucesso”, no campo da evangelização.

“No mundo em que vivemos, saber chegar às pessoas é o caminho a ponderar”, sublinham os JBN, que consideram essencial que a formação dada aos agentes pastorais os “habilite” a “perceber, clarificar e gerir emoções”, tanto ao nível pessoal como nos respetivos grupos de trabalho.

Ultrapassar barreiras recorrendo a emoções positivas como “o amor, o entusiasmo, a determinação e a alegria” é um sinal de que os educadores cristãos estão “prontos a responder de forma competente ao chamamento de evangelizar”, concluem.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top