Literatura religiosa, uma missão menos conhecida da Fundação AIS

Nos últimos meses, a Fundação AIS tem estado particularmente activa na distribuição de livros produzidos por si ou através da Fundação YouCat, a que está ligada umbilicalmente. Só no Jubileu das Famílias e no dos Jovens, ambos em Roma, foram distribuídos cerca de 20 mil exemplares da “Bíblia para Crianças”, e do “YouCat Confissão”. A produção e distribuição de literatura religiosa será uma das missões menos conhecidas da Fundação AIS mas não é, seguramente, das menos valiosas…
O Circo Máximo de Roma acolheu uma das maiores iniciativas catequéticas do Ano Santo. Foi no dia 1 de Agosto, durante o Jubileu dos Jovens, com a distribuição gratuita de 10 mil exemplares de uma edição especial do livro “YOUCAT Confissão”. Esta iniciativa, da Fundação AIS em colaboração com a Fundação YOUCAT e o Dicastério para a Evangelização, teve como objectivo aproximar milhares de jovens do sacramento da reconciliação, que é apresentado como um caminho de renovação e de esperança. “YOUCAT Confissão” foi publicado originalmente em 2014. A nova edição, feita especialmente para o Jubileu da Juventude, foi revista e enriquecida com novos testemunhos e recursos. O livro tem cerca de 100 páginas e oferece uma visão actual e próxima do sacramento da reconciliação, incluindo um inovador exame de consciência, explicações simples e orações úteis. Inclui também uma entrevista exclusiva com o Cardeal Angelo De Donatis, Penitenciário-Mor da Igreja, sobre o poder transformador da confissão como ponto de viragem na vida, e o testemunho do jornalista e teólogo alemão Rudolph Gehrig, que fornece uma visão muito pessoal sobre o assunto.
AIS: compromisso global com a juventude e a fé
Esta iniciativa foi possível graças ao apoio da Fundação AIS, organização que está presente em mais de 140 países, com uma atenção especial nos Cristãos perseguidos, nas vocações e nos projectos de catequese. Mas antes, em Maio, por ocasião do Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos, a fundação pontifícia lançou, também em Roma, uma edição icónica da “Bíblia para Crianças”, um clássico da catequese infantil que tem acompanhado milhões de famílias em todo o mundo desde que foi lançada a primeira edição em1979. Este livro – a edição especial – foi oferecida em plena Praça de São pedro ao Papa Leão XIV pelo assistente espiritual internacional da AIS, o Padre Anton Lässer, horas antes de embarcar para Lisboa, para um encontro com o secretariado nacional da fundação pontifícia. “Tive a verdadeira alegria e a graça de conhecer pela primeira vez o Papa Leão em pessoa. Fiquei muito impressionado ao ver como ele reservou tempo para falar com cada pessoa. Estavam cerca de 70 pessoas antes de mim e quando ele chegou ouviu todos com muita atenção. E pude falar com ele sobre o projecto da nova edição da Bíblia para Crianças”, descreveu o sacerdote passionista.
Mais livros na forja
A história deste livro é singular a todos os níveis. A começar pelo número impressionante de exemplares que já foram impressos. E o Padre Anton faz questão de contar sempre todos estes pormenores, tal como fez com o Santo Padre. “Já distribuímos mais de 51 milhões de cópias em todo o mundo, em mais de 190 países, e agora preparámos uma nova edição, em que colocámos duas perguntas para cada uma das 99 histórias da Sagrada Escritura e também uma frase marcante, para que os catequistas possam trabalhar mais facilmente com essas histórias”, explicou o assistente espiritual da AIS Internacional. O encontro com o Papa foi breve, mas vai ter seguramente consequência ao nível de futuras edições da Bíblia para Crianças. “Pedi ao Papa um prefácio e ele concordou, mas pediu para termos paciência porque tem muitos outros pedidos agora.” No encontro com a equipa do secretariado português da Fundação AIS, o Padre Anton Lässer explicou que também pediu ao Santo Padre um outro prefácio para a edição que está na forja de um novo livro para a colecção Youcat, a que a fundação pontifícia está também profundamente ligada. É um livro para a preparação do matrimónio.
Um incrível caso de sucesso
O livro “a Bíblia para Crianças” é de facto um caso de sucesso extraordinário. Desde que foi lançada a primeira edição, há 46 anos, já foram impressos mais de 51 milhões de exemplares em 194 línguas, uma das quais, claro, é o português. Relacionado com este livro há inúmeras histórias de crianças que descobrem nas suas páginas um verdadeiro tesouro. É o caso do Padre Rolando de Oca, um sacerdote cubano que contou em Fátima, em 2017, durante a Peregrinação Internacional da Fundação AIS ao Altar do Mundo, como a leitura deste livrinho veio despertar nele o enamoramento por Deus, num país onde a Igreja atravessava tempos de grandes dificuldades. “Éramos um grupo muito pequeno de crianças na comunidade, mas tínhamos uma catequista muito empenhada, muito forte, muito animada, muito alegre, que sofria por causa da sua fé, mas mantinha-a apesar de tudo. Fazia desenhos e ensinava-nos a fé com muita dedicação, mas todos tínhamos no coração a nostalgia de não termos nenhum livro que nos falasse de Deus. E, um dia, nunca me esquecerei, chegou o pároco, muito feliz, e ofereceu-me a minha Bíblia preferida: a Bíblia para Crianças. Com esta Bíblia conheci Deus, conheci a história da salvação. Com esta Bíblia enamorei-me de Deus, e esse Deus, pelo qual me enamorei, chamou-me para ser Seu sacerdote.” Pároco em Camagüey, Cuba, Rolando Montes de Oca reconhece que este livro que folheou e leu vezes sem conta acabou mesmo por ser determinante para a sua vida, para o sacerdócio. E como ele haverá certamente inúmeros outros casos de pessoas que se enamoraram por Deus lendo a “Bíblia para Crianças” da Fundação AIS.
Paulo Aido
(Os artigos de opinião publicados na secção ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são da responsabilidade de quem os assina e vinculam apenas os seus autores.)