Evangelização: Papa incentiva a «chegar perto dos mais distantes»

Francisco convidou ainda paróquias a pastoral que forma missionários

Cidade do Vaticano, 03 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou os participantes da assembleia plenária da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) a “emigrar” para os territórios onde são “tentados” a fechar-se para a Igreja ser capaz “de caminhar e semear”.

“Todas as Igrejas quando se limitam a seus próprios horizontes correm o risco de atrofiar e apagar. Saíamos dos nossos recintos, emigremos para os territórios onde somos tentados a fechar-nos”, disse Francisco hoje na Sala Clementina.

Aos participantes da assembleia plenária da Congregação para a Evangelização dos Povos o Papa frisou que a “Igreja vive e cresce ‘em saída’”, tomando iniciativas e a aproximar-se “dos mais distantes”.

Nesta reunião da participam cerca 160 pessoas entre cardeais, bispos, funcionários e colaboradores que estão a debater o trabalho que realizam na missão Ad Gentes, como as tornar mais eficazes, e perspetivas para o futuro com base na pesquisa sobre a vitalidade das Igreja jovens.

“Continuem a atuar para que o espírito da missão ad gentes anime o caminho da Igreja e ela saiba sempre escutar o grito dos pobres e dos mais distantes, encontrar todos e anunciar a alegria do Evangelho”, acrescentou Francisco.

Neste contexto, o Papa recordou que a missão é uma “força capaz de transformar a Igreja” por dentro, “antes da vida dos povos e das culturas” e convidou as paróquias a assumirem uma pastoral de missão ad gentes que vai transformar os fiéis em missionários, “projetando-os até aos confins do mundo”.

 “A missão renova a Igreja, fortalece a fé e a identidade cristã, e dá novo entusiasmo e motivações”, concluiu Francisco.

Na audiência, aos membros da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Papa elogiou ainda a presença da Igreja junto do “povo ferido e carente” de África, a quem leva a sua “obra de caridade e promoção humana”, no contexto da sua visita ao Quénia, Uganda e à República Centro-Africana, realizada entre 25 e 30 de novembro.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top