Bento XVI recebeu esta Quinta-feira no Vaticano os Bispos católicos da Bielorrússia, a quem lembrou a importância de anunciar a “mensagem perene do Evangelho” numa sociedade marcada pelas tentações da “secularização, do hedonismo e do relativismo”.
Aos presentes, recomendou ainda uma acção apostólica concertada assente nos princípios evangélicos.
“Cresça sempre cada vez mais, entre vós, a co-responsabilidade, a comunhão e a partilha das decisões, para que o vosso serviço seja sempre frutuoso”, exortou o Papa.
Bento XVI referiu a quebra da natalidade e a fragilidade das famílias, assim como “a ilusão de encontrar na imigração a solução para os próprios problemas”.
Perante estes desafios, os Bispos têm a “tarefa urgente de porem em evidência a força da fé, uma fé radicada numa sólida tradição, contribuindo para preservar a profunda identidade cristã da Nação, no diálogo respeitoso com as outras culturas e religiões”.
“Também as Igrejas Ortodoxas, como a Igreja Católica, se encontram fortemente empenhadas em reflectir como dar resposta aos desafios do nosso tempo para transmitir aos fiéis, fielmente, a Mensagem de Cristo”, concluiu o Papa.
(Com Rádio Vaticano)