Europeias 2024: Juristas católicos alertam para temas que podem «comprometer unidade» entre Estados-membros

Nota aponta desafios como guerra na Ucrânia, crise dos refugiados, ambiente e envelhecimento populacional

Foto: Lusa

Lisboa, 03 jun 2024 (Ecclesia) – A Associação dos Juristas Católicos alertou que a União Europeia enfrenta “grandes desafios”, com temas que podem “comprometer a unidade entre os Estados”.

“A guerra na Ucrânia, a crise dos refugiados e dos imigrantes que chegam ao território europeu atraídos pelo seu modo de vida, o ambiente, o envelhecimento populacional, a rápida evolução da técnica e da inteligência artificial” são os “grandes desafios” que a União Europeia enfrenta, lê-se num comunicado da organização portuguesa, por ocasião das eleições para o Parlamento Europeu, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O documento, intitulado ‘Chegou a hora de construirmos juntos a Europa’, recorda que o projeto de integração europeia nasceu há 70 anos, no rescaldo da II Guerra Mundial e motivado “pela urgência de garantir a paz no continente”.

Ao longo das décadas, este projeto “cresceu em ambição e geografia” e permitiu um “bem-estar sem precedentes” porque as sociedades europeias são hoje, “comparativamente com outras regiões do mundo, pacíficas, economicamente prósperas, politicamente organizadas e socialmente ordenadas”, indica o documento.

As eleições para o Parlamento Europeu, que têm lugar em Portugal no próximo dia 9 de junho, assumem, por isso, “uma importância incontornável”.

A Associação dos Juristas Católicos apela ao voto “consciente”, nestas eleições, recordando as palavras do Papa Francisco no Parlamento Europeu em 2014: “Chegou a hora de construir juntos a Europa que gira, não em torno da economia, mas da sacralidade da pessoa humana, dos valores inalienáveis; a Europa que abraça com coragem o seu passado e olha com confiança o seu futuro, para viver plenamente e com esperança o seu presente.

“Chegou o momento de abandonar a ideia de uma Europa temerosa e fechada sobre si mesma para suscitar e promover a Europa protagonista, portadora de ciência, de arte, de música, de valores humanos e também de fé”, conclui a nota.

LFS/OC

Europeias 2024: Bispos católicos pedem «voto responsável que promova os valores cristãos e o projeto europeu»

Partilhar:
Scroll to Top