Na Europa foram conseguidas 1,89 milhões de assinaturas em defesa da vida
Lisboa, 13 nov 2013 (Ecclesia) – A iniciativa europeia de cidadãos “Um de Nós” recolheu 1,9 milhões de assinaturas em toda a Europa e mais de 73 mil em Portugal que foram entregues esta segunda-feira na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.
“A adesão do povo português a esta Campanha ultrapassou as nossas expectativas”, assinala a Federação Portuguesa pela Vida, que recolheu 73 661 mil assinaturas de cidadãos portugueses, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“Vamos continuar a campanha para passar uma mensagem ainda mais forte à Comissão Europeia e exigir a proteção total do ser humano como o primeiro e fundamental direito da nossa sociedade”, revelam no comunicado.
A iniciativa “Um de Nós” é a “primeira Iniciativa Europeia de Cidadãos” que em Portugal ultrapassa os requisitos estabelecidos pela Comissão Europeia de 16 500 assinaturas com 436% das assinaturas necessárias, explica a Federação Portuguesa pela Vida, um dos promotores em Portugal.
Em Cracóvia, na Polónia, de 14 a 16 de novembro, vai ser constituída a Federação Europeia “Um de Nós” que congrega todas as associações e movimentos envolvidas nesta campanha de recolha de assinaturas.
A petição “Um de Nós” “defende toda a vida humana” e pretende uma maior proteção do embrião humano e mudar o futuro da indústria da investigação com células estaminais embrionárias por toda a Europa.
A nível europeu a foram recolhidas 1 898 852 assinaturas tornando-se “a maior petição europeia” que “excede” o limite mínimo de 1 milhão de assinaturas exigidas pela Comissão Europeia.
As regras das iniciativas de cidadãos requerem um número mínimo de assinaturas em pelo menos sete Estados membros e na campanha “Um de Nós” 20 países “preencheram este requisito sendo a petição europeia com maior representatividade”, destaca o comunicado.
CB/OC