Europa: S. Bento é «padroeiro principal» há 50 anos

Carlos Aguiar Gomes considera o abade beneditino um «gigante»

Terras de Bouro, Braga, 24 out 2014 (Ecclesia) – Carlos Aguiar Gomes afirmou na conferência de abertura do IX Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que S. Bento, proclamado padroeiro da Europa há 50 anos, é um “gigante construtor” do continente.

“S. Bento é um gigante construtor da Europa. Fundou uma dinâmica evangélica, um mosteiro, com uma unidade de comunhão e solidariedade, cheia de bom senso, profundamente orante, sem esquecer a imperiosidade do trabalho”, afirmou o membro da Mesa da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, esta quinta-feira.

Para Carlos Aguiar Gomes, os mosteiros e os monges espalharam “oásis” pela Europa e “moldaram” a cultura, a arte, a filosofia e até a agricultura do continente europeu.

Na conferência “S. Bento e a Europa”, o membro da Mesa da Irmandade do Santuário de

 Terras de Bouro, na arquidiocese de Braga, recordou que depois da II Guerra Mundial “todos os Papas” se referiram a S. Bento da Porta Aberta com “textos relevantes”.

Pio XII disse que S. Bento é o “pai da Europa”, Paulo VI proclamou-o padroeiro principal

 da Europa, São João Paulo II considerou-o um dos pulmões pelas quais a Europa respira e Bento XVI assumiu o nome do fundador da Ordem Beneditina.

“O nosso atual Papa Francisco escolheu um lema para o seu pontificado ligado à herança beneditina: «Com misericórdia o elegeu» ”, recordou no Congresso da AIC que decorre até este sábado em S. Bento da Porta Aberta.

“Tornem os vossos media verdadeiros mosteiros abertos ao mundo”, desafiou Carlos Aguiar Gomes no Congresso que debat

e o tema “Mediadores da Alegria”, acrescentando que “a Europa precisa que seja apregoada e vivida a mensagem de Jesus Cristo” para que o ar que se respira “seja mais puro”.

O beato Papa Paulo VI proclamou S. Bento padroeiro principal da europa no dia 24 de outubro de 1964, na Carta Apostólica Pacis Nuntius, onde se refere ao abade beneditino como o “mensageiro de paz, promotor da união, mestre da civilização”.

Bento nasceu em Núrsia, Itália, no ano 480, e morreu em 547 na Abadia de Monte Cassino, na cidade italiana de Nápoles; foi o fundador da Ordem Beneditina e o criador da Regra de São Bento que tem por referência “a cruz, o livro e o arado”.

Para assinalar os 50 anos da proclamação de S. Bento como padroeiro principal da Europa, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta realizou o congresso “S. Bento Padroeiro da Europa”, no mês de março, e hasteou a bandeira de todo os países do continente no exterior do templo, desde o início de 2014

PR

Partilhar:
Scroll to Top