Europa: Representantes das conferências episcopais analisam a utilização dos recursos dos novos media

«Vocações, sinodalidade, Europa, crowdsourcing» foram temas analisados no encontro promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE)

St Gallen, Suíça, 12 jun 2017 (Ecclesia) – Os responsáveis pelos gabinetes de imprensa e porta-vozes dos episcopados católicos na Europa realizaram em Sofia, na Bulgária, um encontro dedicado ao tema da comunicação onde o “uso dos novos media e das redes sociais” esteve em destaque.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) informa que as redes sociais foram motivo de debate como forma de “aumentar a dimensão sinodal na Igreja” e de comunicar sobre a “noção cristã de vocação”.

“O serviço e a paixão da Igreja pela Europa, o compromisso de combater o abuso infantil na internet” foram outros assuntos em análise onde os participantes partilharam “experiências e projetos” no campo da comunicação, como a realidade da Agência ECCLESIA que foi apresentada pelo chefe de redação, Octávio Carmo.

Os 45 delegados de 25 países europeus também tiveram a oportunidade de “explorar e apreciar os importantes antecedentes” culturais e herança cristã do país.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa assinala que na Bulgária, a Igreja Católica é composta pela comunidade de rito latino e pela comunidade de rito bizantino e para a “pequena comunidade católica, particularmente viva, os desafios permanecem numerosos”.

A reunião de 7 a 10 de junho, em Sófia, foi promovida pelo CCEE a convite do presidente da Conferência Episcopal Interministerial da Bulgária (CEIB), o arcebispo Christo Proykov, e o exarca apostólico de Sófia.

No contexto do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens e ao discernimento vocacional, em outubro de 2018, os participantes começaram uma reflexão sobre o desenvolvimento tecnológico na área da comunicação e refletiram sobre o conceito de sinodalidade, a forma de comunicar o conceito cristão de vocação e o compromisso da Igreja no combate ao abuso infantil na Internet.

“Os novos meios de comunicação, e especialmente as redes sociais, podem dar um grande contributo para promover a prática da participação dos fiéis na vida e no reflexo da Igreja”, considera a CCEE que convidou especialistas para estas sessões.

Os porta-vozes foram também informados das iniciativas lançadas na luta contra todas as formas de abuso infantil como as promovidas pelo Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e a Conferência Internacional ‘Dignidade dos Meninos no Mundo Digital’, agendada para Roma, entre 3 e 6 de outubro.

A Bulgária vai assumir pela primeira vez a presidência da União Europeia, em janeiro de 2018, quando se está a assinalar o décimo da sua adesão à União Europeia, que “tem sido motivo de reflexão” sobre o estado da União e “os desafios sociais, políticos, económicos e culturais”, que afetam todo o continente europeu.

A CCEE informa que para “testemunhar a paixão da Igreja pela Europa” os presidentes das Conferências Episcopais Católicas na Europa vão reunir-se em setembro em Minsk, na Bielorrússia.

Já a Comece – Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia – está a organizar um diálogo Europeu intitulado ‘(Ri) – Pensando na Europa. Contribuições Cristãs para o Futuro Do Projeto Europeu’, entre 27 e 29 de outubro, em Roma, com a colaboração da Secretaria de Estado da Santa Sé.

A reunião de 2018 dos porta-vozes e assessores de imprensa terá lugar em Roma, de 26 a 28 de junho de 2018.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top