Europa: Presidente da comissão dos episcopados católicos da UE apela à defesa do Estado Social

Madrid, 19 set 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) disse hoje em Madrid que a atual crise económica e as tensões no continente exigem a defesa do “modelo social”.

Falando nas II Jornadas Sociais, promovidas pela Igreja Católica sobre o tema ‘A fé cristã e o futuro da Europa’, o cardeal Reinhard Marx recordou que o projeto comunitário nasceu com uma motivação de “paz”, após as guerras mundiais.

“A Europa continua a ser um projeto de paz, liberdade e reconciliação, também e particularmente neste ano de 2014, que é tão difícil em termos de política externa. A dimensão social da Europa é um grande contributo para aprender as lições da história e reforçar este projeto de unificação”, acrescentou.

O responsável manifestou apreensão perante o atual conflito no leste da Ucrânia e a situação em Gaza, na Síria e no Iraque.

“A globalização trouxe os desenvolvimentos políticos e económicos nas várias partes do mundo ainda para mais perto de nós”, referiu o cardeal alemão.

Em relação à crise económica, D. Reinhard Marx sustentou que é insuficiente “aliviar a necessidade extrema” e que a resposta passa por um quadro maior, que exige o compromisso da Igreja no campo social e política para construir “um mundo justo”, que no caso do Velho Continente significa “uma Europa social”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top