Mensagem de Francisco recorda imigrantes em dificuldade
Cidade do Vaticano, 28 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa dirigiu uma mensagem aos milhares de jovens reunidos na cidade espanhola de Valência para o encontro europeu de fim de ano promovido pela comunidade ecuménica de Taizé.
Francisco pede aos jovens criem nas suas comunidades um “oásis de misericórdia”, em especial para “os inúmeros migrantes que têm necessidade de acolhimento”.
A mensagem, enviada através do secretário de Estado do Vaticano, elogia a decisão dos participantes nesta etapa da ‘Peregrinação da Confiança na Terra’ de dedicar estes dias, na passagem de ano, para aprofundar o tema da misericórdia.
“Também vós desejais que a Misericórdia se manifeste em todas as suas dimensões, inclusive sociais. O Papa encoraja-vos a continuar neste caminho, a ter a coragem da Misericórdia, que vos conduzirá não somente a recebê-la para vós mesmos, na vossa vida pessoal, mas também a estar próximos daqueles que estão em dificuldade”, refere o texto.
Francisco recorda depois o irmão Roger, fundador da Comunidade de Taizé, que faleceu em 2005.
“Ele amava os pobres, os mais desfavorecidos, os que aparentemente não contam nada e soube demonstrar através da sua vida que a oração se conjuga com a solidariedade humana”, pode ler-se.
Também o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se associou a este encontro europeu, recordando questões como a fome, a violência e as migrações forçadas que afetam milhões de pessoas.
“Conto convosco para fazer avançar a nossa causa comum em favor da paz, do desenvolvimento e dos Direitos Humanos”, escreve.
300 portugueses participam no Encontro Europeu de Taizé, que decorre até 1 de janeiro de 2016, com orações comunitárias nas paróquias de acolhimento, momentos de reflexão individual, workshops e outras celebrações.
OC