Cidade do Vaticano, 15 dez 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou que a porta da Santa Sé “estará sempre aberta” aos presidentes de câmaras municipais e à “nova rede” que pretendem criar, numa carta enviada após o encontro sobre refugiados organizado pela Igreja Católica.
“Manifesto a cada um dos prefeitos a minha admiração e gratidão pelo trabalho inteligente e corajoso em favor de nossos irmãos e irmãs refugiados”, escreveu o Papa na carta que foi traduzida em várias línguas e enviada aos 80 autarcas de cidades europeias.
Francisco refere que acompanhou “de perto o desempenho dos trabalhos” no encontro internacional intitulado ‘Os refugiados são nossos irmãos e irmãs’.
“Estou consciente dos sucessos notáveis que foram alcançados. Aprecio muito a proposta de criar uma rede de autarcas”, afirmou o pontífice argentino.
No final do encontro realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, os participantes assinaram um documento onde assinalam que “os refugiados são nossos irmãos e irmãs”, divulga a Rádio Vaticano.
Com o objetivo de alertar para a situação dos mais de 125 milhões de refugiados no mundo o encontro internacional foi organizada pela Academia Pontifícia para as Ciências.
De recordar que o evento contou com a presença portuguesa dos presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e da Batalha e do coordenador da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques, que sublinhou à Agência ECCLESIA a necessidade de projetar soluções a «longo prazo» para a crise de refugiados.
CB