Europa: Papa defende «sã laicidade» nas instituições comunitárias

Leão XIV recebeu grupo sobre diálogo intercultural e inter-religioso, ligado ao Parlamento Europeu

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 29 set 2025 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que as instituições comunitárias precisam de uma “sã laicidade”, recebendo no Vaticano um grupo sobre diálogo intercultural e inter-religioso, ligado ao Parlamento Europeu.

“As instituições europeias necessitam de pessoas que saibam viver uma sã laicidade, ou seja, um estilo de pensar e agir que afirme o valor da religião, preservando a distinção – não a separação ou a confusão – da esfera política. Em particular, vale a pena destacar os exemplos de Robert Schuman, Konrad Adenauer e Alcide De Gasperi”, referiu Leão XIV, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Falando aos membros do Grupo de Trabalho sobre Diálogo Intercultural e Inter-religioso (Working Group on Intercultural and Interreligious Dialogue), o Papa sublinhou que a busca do diálogo é um “objetivo qualificativo para um político de inspiração cristã.

Leão XIV sustentou que a dimensão religiosa, “quando é autêntica e bem cultivada, confere qualidade às relações interpessoais e ajuda muito a formar as pessoas para viver em comunidade e na sociedade”.

“Como é importante hoje dar valor e significado às relações humanas”, acrescentou.

O Grupo de Trabalho sobre Diálogo Intercultural e Religioso é uma estrutura oficial do Grupo PPE (Partido Popular Europeu).

“Ser homens e mulheres de diálogo significa permanecer bem enraizados no Evangelho e nos valores que dele emanam e, ao mesmo tempo, cultivar a abertura, a escuta, o confronto com aqueles que provêm de outras inspirações, colocando sempre no centro a pessoa humana, a sua dignidade e a sua constituição relacional e comunitária”, indicou o Papa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top