Europa: Igreja contra «servidões economicistas»

Encontro de porta-vozes dos episcopados europeus promovido pelo Conselho das Conferência Episcopais da Europa (CCEE) analisou atuais tendências sociais e políticas

Bucareste, 15 jun (Ecclesia) – O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), afirmou hoje que é necessário libertar a pessoa de “servidões economicistas” e que a economia “tem poder a mais sobre as decisões políticas”.

“A promoção do autêntico humanismo cristão leva a centrar tudo sobre o valor da pessoa humana, libertando-a de servidões economicistas”, referiu o secretário da CEP à Agencia ECCLESIA no encontro de porta-vozes dos episcopados europeus promovido pelo Conselho das Conferência Episcopais da Europa (CCEE), que hoje terminou em Bucareste, capital da Roménia.

Diante de tendências sociais contrárias ao que a Igreja Católica sustenta para a pessoa, o padre Manuel Morujão desafiou os cristãos a “não adormecer nem ficar à margem das grandes causas civilizacionais”, antes a intervir afirmando que a “verdade dos valores” que defendem estão “para além das modas e do social e politicamente correto”.

“No respeito e compreensão por todos, mesmo por aqueles que combatem a Igreja e o evangelho de Cristo, importa afirmar com coragem os valores da vida e da família, do casamento e da vivência de uma sexualidade humana adulta e oblativa”, referiu o secretário da CEP após o fim dos trabalhos do CCEE.

As alterações provocadas pelas mudanças na política e na economia, questões relacionadas com a teoria do género, a eutanásia e a liberdade religiosa e também a reflexão em curso no Conselho da Europa sobre privacidade, direitos de autor e liberdade de expressão foram os temas em análise durante os últimos quatro dias por iniciativa do CCEE.

O vice-secretário deste Conselho, padre Michel Remery, considera que há setores na sociedade onde a pessoa não é “vista de forma integral” e de acordo como foi “dada por Deus” ou, para quem não acredita, “pela natureza”.

Natural da Suíça, o sacerdote defende que é necessário construir uma imagem real de cada pessoa e não a que resulta de “um sonho”.

“O homem encontra-se no mundo e há coisas que ele não é”, afirmou o vice-secretário da CCEE à Agência ECCLESIA no encontro onde se partilharam iniciativas promovidas pelas conferências episcopais de diferentes países da Europa.

“O encontro tem por objetivo reunir todos os porta-vozes e responsáveis pela imprensa nas conferências episcopais na Europa” para ajudar cada delegação a descobrir o que “interessa fazer” nos vários países, referiu o padre Michel Remery.

A promoção deste debate pelo CCEE acontece no contexto do 10º aniversário da publicação do documento de João Paulo II “Ecclesia in Europa”, onde o Papa apresenta a sua perspetiva para a presença da Igreja no continente.

O próximo encontro de assessores de imprensa e porta-vozes das Conferências Episcopais da Europa vai realizar-se em Portugal entre os dias 11 e 14 de junho de 2014.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top