Primeiro encontro vai ser em Malta com responsáveis ligados à área da Catequese
Genebra, 29 fev 2016 (Ecclesia) – Os responsáveis pela área da Catequese em cada conferência episcopal da Europa vão encontrar-se entre esta terça e sexta-feira em Malta.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) explica que esta iniciativa vai repetir-se “ao longo dos próximos meses” com agentes ligados à pastoral “escolar, universitária, juvenil e vocacional”.
Tem como principal objetivo preparar um simpósio em Barcelona, marcado para abril de 2017, onde serão debatidos “os desafios que estes setores representam atualmente para a Igreja Católica”.
O vice-secretário do CCEE, padre Michel Remery, destaca a importância das pessoas envolvidas “partilharem experiências” e “estreitarem laços” em ordem a um trabalho mais eficaz.
“Queremos refletir juntos sobre a melhor forma de acompanharmos as crianças e jovens de hoje, quer em termos humanos quer na sua jornada de fé”, frisa o sacerdote.
Em Rabat, Malta, o foco vai estar colocado na “análise à situação da catequese na Europa, através da apresentação de um conjunto de relatórios das várias conferências episcopais”.
Em cima da mesa vão estar “particularmente os temas do catecumenato, do Jubileu dos Catequistas e do Jubileu da Misericórdia”.
Também o trabalho pastoral que hoje é realizado junto dos mais novos, em ambiente “digital e multimédia”.
Além de representantes dos setores da pastoral catequética, escolar, universitária e vocacional, o simpósio de Barcelona em 2017 vai contar com membros de vários grupos e movimentos da Igreja Católica na Europa, e um número significativo de jovens.
JCP