Lisboa, 07 nov 2014 (Ecclesia) – O Departamento filatélico do Vaticano assinala com um selo comemorativo os 25 anos da queda do Muro de Berlim (8-9 de novembro de 1989), data que os bispos alemães evocam este sábado com uma conferência sobre a reunificação.
No domingo, a comemoração da Conferência Episcopal Alemã prevê um concerto na catedral de Santa Edwiges.
O antigo porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, recordou à Rádio Vaticano como este dia foi vivido por São João Paulo II.
“Era quase como se ele estivesse à espera. Esta possibilidade entrava plenamente na sua forma de pensar e para ele era quase uma não-notícia”, recorda.
O Muro de Berlim, que separava a República Federal da Alemanha e a República Democrática da Alemanha, começou a ser construído nesta cidade alemã na noite de 12 para 13 de agosto de 1961; foi demolido a 9 de novembro de 1989.
A 13 de agosto de 1994 foi inaugurado no Santuário de Fátima, na entrada sul do recinto, o ‘Monumento do Muro de Berlim’, onde foi colocado um bloco de 2,6 quilos com 3,6 metros de altura e 1,2 metros de largura oferecido por um português residente na Alemanha.
OC