Papa encontrou-se com os membros da Conferência Episcopal helénica
Cidade do Vaticano, 05 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os bispos da Conferência Episcopal da Grécia, que desafiou a colaborar com as autoridades políticas e com outros países da Europa para superar a crise e o clima de “pessimismo”.
“É importante que mantenham relações construtivas com as autoridades do vosso país, bem como com os vários setores da sociedade, a fim de difundir uma perspetiva de solidariedade, numa atitude de diálogo e colaboração também com os outros países europeus”, referiu, no discurso entregue aos prelados e divulgado pelo Vaticano.
A intervenção recordou o arrastar da crise económico-financeira que “atingiu de modo particularmente duro” a Grécia.
“Não deixem de exortar todos à confiança no futuro, combatendo a chamada cultura do pessimismo”, pediu aos bispos católicos.
Segundo o Papa, a Grécia “precisa mais do que nunca do diálogo entre os seus vários grupos políticos e culturais, para a salvaguarda e a promoção do bem comum”.
Francisco elogiou o compromisso das comunidades católicas na “ação pastoral e caritativa”, em particular junto dos imigrantes, e o “espírito de solidariedade”, que considerou como um “fermento de esperança”.
O discurso sublinhou a importância da formação dos sacerdotes, religiosos e leigos, apelando ainda a uma maior atenção face ao “enfraquecimento da família causado pelo processo de secularização”.
O novo Parlamento grego foi constituído hoje, com a cerimónia de juramento dos deputados.
As eleições de 25 de janeiro deram a maioria ao Syriza, coligação de esquerda liderada por Alexis Tsipras, agora primeiro-ministro.
OC