Europa: Encontro da Juventude Dehoniana decorre em Portugal

Centenário do início da I Guerra Mundial motiva o debate do tema «A paz é contigo»

Lisboa, 05 ago 2014 (Ecclesia)  – O padre provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) afirmou esta segunda-feira que o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana, a decorrer em Portugal até dia 10 de agosto, pretende ser um itinerário de paz e um "encontro de culturas".   

“O encontro foi pensado para percorrer outras cidades sempre na dinâmica de reflexão pela paz e é um encontro onde os jovens trazem a expectativa da internacionalidade, de estar com os outros e conhecer outras culturas”, disse o padre Zeferino Policarpo em declarações à Agência ECCLESIA.

Os dehonianos organizam um encontro europeu quando as Jornadas Mundiais da Juventude não se realizam num país da Europa e Portugal foi o país de acolhimento neste ano.

“A juventude dehoniana portuguesa acolheu com muita alegria este encontro e depois o tema que orienta e motiva a reflexão em Portugal é a paz, associado ao centenário da 1ª Guerra Mundial”, acrescentou.

Para o padre David Mieiro, da equipa coordenadora deste encontro, o tema “A paz é contigo” sugere “encontro peregrino" a mostrar "um caminho de construção da paz”.

“O encontro vai passar por Lisboa, Fátima, Coimbra e Porto e em cada um desses pontos/cidades há marcas importantes que vão ficar na memória e identidade de cada jovem, para além de levarem um desafio”, refere o padre David Mieiro.

Susana vem da Alemanha, tem 20 anos e está em Portugal pela primeira vez com muita curiosidade para “conhecer os vários locais do programa”.

Juan tem apenas 17 anos e vem com o grupo de Espanha com um grande objetivo para este encontro europeu: “conhecer pessoas com a mesma fé que eu e me ajudem a acreditar”.

Sónia Gonçalves, uma psicóloga madeirense de 26 anos, integra a equipa de organização e revela que “recebeu os jovens e tentou-os envolver no tema da paz”.

“Nestes encontros, apesar das dificuldades da língua, os jovens estão todos juntos, numa grande diversidade cultural e conseguimos partilhar o espirito dehoniano, temos todos os mesmos valores”, referiu.

O provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus, padre Zeferino Policarpo, presente na sessão de abertura, disse aos jovens para “experimentarem a paz” nestes dias.

“Este encontro faz com que os jovens, regressando ao seu país, façam a paz nas suas famílias, comunidades e paróquias porque a paz começa em cada um”, concluiu

O encontro conta hoje com uma celebração de paz no Santuário do Cristo Rei, em Almada, seguindo depois para o Santuário de Fátima onde os jovens têm oportunidade de fazer a peregrinação a pé de Ourém até Fátima.

Nos dias seguintes vão passar por Coimbra e Porto com vários momentos de celebração e reflexão sobre a paz. O encontro termina este sábado, em Alfragide, com a “Eucaristia do envio”, presidida por D. Manuel Quintas (Dehoniano), Bispo do Algarve.

SN/PR

Partilhar:
Scroll to Top