Europa: Delegado da CEP pede que União Europeia marque a «diferença» no cenário global

D. Jorge Ortiga é o novo representante dos bispos portugueses na Comissão dos Episcopados Católicos da UE (COMECE)

Fátima, 27 abr 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, disse à Agência ECCLESIA que no mundo global de hoje, é desejável que a Europa se possa “impor pela diferença que tem, fundada na história”.

“Que a União Europeia seja uma verdadeira união, a partir da defesa de valores e de propostas desses mesmos valores”, pediu o novo delegado da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) na COMECE (Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia).

A escolha dos responsáveis para os organismos da CEP no triénio 2017-2020 foi um dos pontos da agenda da Assembleia Plenária que se concluiu hoje em Fátima.

Para D. Jorge Ortiga, no atual cenário europeu, as “preocupações são muitas e variadas”, assumindo como propósito que “os valores essenciais, aqueles que são a matriz da cultura da Europa, passem para um plano legislativo e operativo”.

“Que a Europa aposte na modernidade, aberta aos diversos desafios, fundamentada na história e na tradição”, concluiu.

A COMECE é composta por delegados pelas Conferências Episcopais dos Estados-membros da União Europeia, promovendo o diálogo institucional da Igreja Católica com responsáveis políticos e da sociedade civil.

OC

Partilhar:
Scroll to Top