Europa: Comissão dos episcopados católicos elege novo presidente

COMECE vai ser liderada pelo cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, que manifestou confiança na superação da crise

Bruxelas, 23 mar 2012 (Ecclesia) – A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) elegeu como presidente para o próximo triénio o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, na Alemanha.

A eleição do anterior vice-presidente deste organismo episcopal decorreu durante a assembleia plenária da COMECE, que hoje se conclui em Bruxelas, após três dias de trabalhos.

“Estamos num momento decisivo para o futuro da Europa”, afirmou o presidente, um dos mais jovens cardeais da Igreja Católica, após a sua eleição.

A nova presidência inclui ainda quatro vice-presidentes: D. Gianni Ambrosio, bispo de Piacenza, Itália; D. Virgil Bercea, bispo de Oradea Mare, Roménia; D. Piotr Jarecki, bispo auxiliar de Varsóvia, Polónia; D. Jean Kockerols, bispo auxiliar de Bruxelas, Bélgica.

O cardeal Marx disse acreditar que a União Europeia “tem a força e o potencial” para superar a atual crise económica e financeira, apelando à redescoberta do “sentido de responsabilidade e proximidade”.

A assembleia da COMECE, organismo que inclui a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), abordou a celebração, em 2012, do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os bispos da UE afirmam que “o envelhecimento não deve ser considerado puramente como um fardo, mas como um benefício para a sociedade”.

A nota oficial refere ainda que os europeus “aspiram a ter mais filhos do que têm, de facto”, pedindo “políticas que possam transformar estes desejos em realidade”.

O delegado da CEP na COMECE é D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

OC

Partilhar:
Scroll to Top