Afirmaram os bispos católicos durante um encontro em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia
Bruxelas, 20 mar 2015 (Ecclesia) – Os bispos que integram a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) sublinharam, num encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a urgência de zelar pela "coesão" do Velho Continente.
Um factor que “muito mais do que do futuro do euro”, depende da preservação e partilha de "valores comuns", salientou o cardeal Reinhard Marx, presidente da COMECE.
O diálogo com Juncker aconteceu no decurso da última reunião plenária dos bispos católicos europeus em Bruxelas, que decorreu entre quarta e esta sexta-feira, e permitiu debater o programa da Comissão Europeia para os próximos anos.
No âmbito da cimeira que Bruxelas dedicou sobretudo à crise na Grécia, a COMECE teve oportunidade de “levantar questões acerca da situação atual da Europa, do futuro da Zona Euro e da unidade do território”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Para o cardeal Reinhard Marx, o "meeting" com os responsáveis da Comissão Europeia representou “um claro sinal do interesse que aquele organismo tem em continuar o seu diálogo com as Igrejas cristãs”, como está consagrado o Tratado de Funcionamento da União Europeia.
O presidente da COMECE assegurou que os bispos vão, por sua vez, “continuar a acompanhar o processo de integração europeia de forma construtiva”.
De modo a identificarem melhor quais as temáticas do programa político da Comissão Europeia são mais relevantes para a Igreja Católica, do ponto de vista ético-social, os bispos convidaram também para o diálogo o antigo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
Ao longo dos três dias de reunião da COMECE, houve ainda oportunidade para debater formas novas de reforçar o diálogo e a paz entre cristãos e muçulmanos, através do contributo do cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.
Destaque depois para a recondução, durante assembleia plenária, do cardeal Reinhard Marx à frente da COMECE.
O arcebispo de Munique terá como vice-presidentes o bispo-auxiliar de Malines-Bruxelas, da Bélgica; D. Jean Kockerols; e o bispo de Piacenza-Bobbio, de Itália, D. Gianni Ambrosio.
A próxima assembleia plenária da COMECE vai ter lugar entre 28 e 30 de outubro, e terá em conta a cimeira que a União Europeia vai dedicar em dezembro deste ano à questão das alterações climáticas.
JCP