Europa: Cáritas de Coimbra vai coordenar rede temática sobre «ambientes inteligentes, saudáveis e inclusivos»

Coimbra, 10 abr 2018 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai coordenar uma rede temática da Comissão Europeia sobre ambientes inteligentes, saudáveis e inclusivos, que tem como tema ‘Smart Healthy Age-Friendly Environments’, e que vai ser lançada hoje em Bruxelas.

“Pretende-se realçar a importância dos principais aspetos destes ambientes amigáveis – as Pessoas e os Espaços – na criação de soluções digitais com qualidade e acessíveis a todos”, explica a coordenadora da rede.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Carina Dantas realça que querem “valorizar a pessoa” enquanto elemento central de todo o processo de digitalização.

A responsável, na Cáritas Diocesana de Coimbra, desenvolve que o objetivo é “discutir e facilitar” a criação de ambientes saudáveis e amigáveis para todas as idades, “através de novas tecnologias”, como prioridade para a política de 2018, “com vista à produção de uma declaração de participação (join statement) abrangente e participada”.

A reunião de lançamento das redes temáticas vai realizar-se hoje na Comissão Europeia, em Bruxelas, e conta com a presença dos coordenadores das três redes selecionadas.

Segundo a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Rede Temática ‘Smart Healthy Age-Friendly Environments’ pretende “criar um alinhamento político de alto nível” de todas essas redes e iniciativas para assuntos de envelhecimento.

“Alinha-se com as Prioridades da Saúde da UE na criação de sinergias que irão aumentar a qualidade, a inovação e a sustentabilidade para a implementação de melhores sistemas de saúde e cuidados, crescimento económico e saúde sustentável, em linha com o Projeto de Transformação Digital de Saúde e Cuidados”, desenvolve no comunicado recebido.

CB

Partilhar:
Scroll to Top