Conferências Episcopais escrevem mensagem no dia do Velho Continente e alertam para «medos e egoísmos» que ameaçam a solidariedade
Lisboa, 09 mai 2013 (Ecclesia) – A presidência do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) escreveu uma mensagem pelo dia do continente, que hoje se celebra, na qual lembra as vítimas da crises económica e de fé, alertando para os “egoísmos”.
“A todas as pessoas que estão hoje no continente europeu e se encontram em dificuldade pela atual crise económica, que se sentem sós, que perderam ou procuram um trabalho e que, por causa da grave crise de sentido e de fé, em particular os jovens, acham difícil olhar para o futuro, queremos dizer que a Igreja na Europa está próxima e os convida a não perder a esperança”, assinala o texto, enviado à Agência ECCLESIA.
O documento, publicado no Dia da Europa, convida os habitantes do continente a “não deixar que medos e egoísmos” se sobreponham à “importância da família, o valor do dom e do acolhimento”, em favor “dos mais necessitados”.
Os bispos desafiam os cristãos a “refletir sobre o seu compromisso na construção de uma sociedade europeia aberta ao Absoluto e baseada na verdade, na justiça, na solidariedade e liberdade”.
“Aproveitamos também a ocasião para agradecer a todas as pessoas que, movidas pela fé, são promotoras de obras de caridade e de assistência a nível local, nacional e internacional: a ajuda que prestam é resposta solícita e concreta a muitas necessidades materiais mas é também sinal do amor de Deus”, acrescenta o texto.
O CCEE engloba as 33 Conferências Episcopais da Europa e tem como secretário-geral o sacerdote português monsenhor Duarte da Cunha.
O Dia da Europa evoca a chamada ‘Declaração Schuman’, apresentada a 9 de maio de 1950, considerada como o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
OC