Europa: Bispos católicos elegem nova presidência do Conselho das Conferências Episcopais

Reunião é a única oportunidade para prelados discutirem em comum a «Nova Evangelização», tema do próximo sínodo

Saint-Gallen, Suíça, 29 set 2011 (Ecclesia) – Os bispos católicos da Europa vão escolher a nova presidência do Conselho das Conferências Episcopais para 2011-2016, durante a assembleia plenária que decorre entre hoje e domingo em Tirana, Albânia.

O encontro constitui também a única oportunidade para os presidentes dos episcopados do Velho Continente discutirem em comum a “Nova Evangelização”, tema do próximo sínodo dos bispos, que o Papa Bento XVI convocou para outubro de 2012, no Vaticano, refere uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

O programa da reunião do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que pela primeira vez se realiza na capital albanesa, prevê a divulgação das respostas a um questionário sobre a Nova Evangelização enviado aos episcopados nacionais.

O relatório vai ser sintetizado e comentado pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo italiano Salvatore Fisichella, e pelo coordenador das missões católicas citadinas nas capitais europeias, o leigo belga Jean Luc Moens.

A agenda reserva espaço para a comunicação das atividades organizadas pelas comissões da CCEE e a apresentação do portal de informação institucional das conferências episcopais da Europa na Internet, que ficará acessível este ano no endereço Eurocathinfo.eu.

A 22 de novembro vai ser assinalado em Roma o 40.º aniversário da CCEE (1971-2011), organismo composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chişinău, na Moldávia.

A CCEE, presidida pelo cardeal Péter Erdő, arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria, tem como secretário-geral o padre português Duarte da Cunha.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top