Encontro promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa decorre em Lisboa
Lisboa, 12 mai 2014 (Ecclesia) – Assessores de imprensa e porta-vozes das conferências episcopais da Europa debatem em Lisboa a preparação do Sínodo dos Bispos sobre a Família e as formas de comunicar as temáticas em discussão através dos media.
Promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), este encontro, de periodicidade anual, decorre entre os dias 11 e 14 e conta com a participação do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, e do cardeal Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos.
Para o padre Duarte da Cunha, secretário da CCEE, os trabalhos dos porta-vozes e assessores de imprensa visam analisar o percurso da “preparação do Sínodo” e estudar “subtilezas” das temáticas em debate.
“Não é um curso, mas um encontro que aborda questões que determinado participante pode ter estudado e outro ainda não, por não se ter dado conta, permitindo que haja uma maior consciência para as subtilezas e as temáticas em debate”, disse o sacerdote português à Agência ECCLESIA.
O encontro anual dos assessores de imprensa e porta-vozes das conferências episcopais da Europa ausculta a “repercussão” que as temáticas em debate no Sínodo estão a ter nos média, capacitando-os para “responder aos desafios que lhe são postos pela opinião pública”, afirmou o secretário da CCEE.
O padre Duarte da Cunha considera que é “muito importante” manter a “unidade” entre várias conferências Episcopais da Europa, conseguida pela “partilha de experiências”.
“É muito importante para esta unidade a valorização da diversidade e, por isso, temos de estar continuamente a ouvir as várias sensibilidades eclesiais presentes”, sustenta o secretário da CCEE.
O encontro de assessores e porta-vozes das conferências Episcopais da Europa, que reúne 50 participantes de 30 países, iniciou esta quarta-feira, em Alfragide (Seminário Nossa Senhora de Fátima), e termina no sábado com uma visita ao Santuário de Fátima.
PR