Europa: Arcebispo iraquiano e organizações que defendem cristãos no Médio Oriente nomeados para Prémio Sakharov 2014

Decisão final vai ser tomada a 16 de outubro

Lisboa, 23 set 2014 (Ecclesia) – O patriarca iraquiano D. Louis Sako e quatro organizações que defendem cristãos no Médio Oriente, entre elas a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), estão na lista de sete nomeados pelo Parlamento Europeu para o Prémio Sakharov 2014.

Os nomes escolhidos por grupos políticos e eurodeputados são apresentados hoje no encontro das comissões dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento.

O presidente da conferência episcopal do Iraque, D. Louis Sako, foi nomeado juntamente com o professor muçulmano Mahmoud Al’Asali, morto no país a 20 de julho de 2014 pelos extremistas dos Estado Islâmico pela sua posição em defesa dos cristãos.

A fundação pontifícia AIS foi nomeada, por sua vez, em conjunto com a CHREDO, Open Doors e Oeuvre d'Orient.

A lista vai ser reduzida a três finalistas, no dia 7 de outubro, e o vencedor será escolhido pelos líderes dos grupos políticos e do Parlamento Europeu, a 16 de outubro.

Este prémio de direitos humanos vai ser entregue em Estrasburgo a 26 de novembro, 24 horas depois da visita oficial que o Papa Francisco vai fazer aos eurodeputados.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, em honra do dissidente e cientista soviético Andrei Sakharov, foi estabelecido em dezembro de 1985 pelo Parlamento Europeu como meio para homenagear pessoas ou organizações que dedicaram as suas vidas ou ações à defesa dos direitos humanos e à liberdade.

OC

Partilhar:
Scroll to Top