Europa: Ano da Fé surge na «fase mais titubeante» do cristianismo

Padre Tiago Freitas participa na nova rubrica do programa ECCLESIA na Antena 1 dedicada à iniciativa convocada por Bento XVI

Lisboa, 10 out 2012 (Ecclesia) – O padre Tiago Freitas, estudante de Teologia Pastoral em Roma, considera que o lançamento do Ano da Fé, esta quinta-feira, chega na melhor altura para um cristianismo que “atravessa a sua fase mais titubeante na Europa”.

Em entrevista ao programa ECCLESIA, na Antena 1, o jovem sacerdote da Arquidiocese de Braga reflete sobre as razões que levaram Bento XVI a convocar a iniciativa, através da carta apostólica “Porta da Fé”.

Depois de já ter “por diversas vezes alertado para o facto de os cristãos darem a fé por garantida, quando isso pode não ser uma realidade”, o Papa decidiu dedicar agora “um ano inteiro” a essa questão.

“Bento XVI reforça que os cristãos sentem maior preocupação com as consequências sociais, culturais e até políticas da fé do que propriamente com a fé enquanto tal”, salienta o padre Tiago Freitas.

A proposta do Papa, que se estenderá até 24 de novembro de 2013, aponta para a necessidade de uma “renovação da Igreja”, que lhe dê a capacidade de responder à “transformação sociocultural” que está a acontecer no Velho Continente.

“Depois, em momentos de mudança, como são os nossos, é prioritário refletir sobre a fé de modo a que a nossa consciência e adesão ao Evangelho seja mais consciente”, conclui o sacerdote bracarense, à luz do mesmo documento.

O Ano da Fé, convocado pela Igreja Católica para ajudar as comunidades a reforçarem a sua relação com Deus, coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e com a realização de um Sínodo dos Bispos sobre o tema da Nova Evangelização.

Marca também o 20º aniversário do lançamento do Catecismo da Igreja Católica, que segundo Bento XVI, é uma peça “fundamental” para a evangelização e para o desenvolvimento de um espírito de “comunhão” à volta da mesma fé.

Ao longo dos próximos meses, o programa ECCLESIA na Antena 1 vai apresentar uma nova rubrica dedicada à fé e ao modo como os cristãos se relacionam com Deus.

De segunda a sexta-feira, sempre a partir das 22h45, a emissão contemplará testemunhos de sacerdotes, religiosos e leigos, personalidades conhecidas ou pessoas anónimas.

PRE/JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top