Europa/Ambiente: «Que não sejam os mais pobres a pagar a transição energética» – Carlos Zorrinho

Eurodeputado português participou em webinar organizado pela Fundação Fé e Cooperação

Lisboa, 21 mai 2021 (Ecclesia) – O eurodeputado português Carlos Zorrinho pediu hoje que “não sejam os mais pobres a pagar a transição energética”, falando num webinar organizado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com outras entidades.

“O combate às alterações climáticas tem de ser uma oportunidade de combate às desigualdades”, destacou o convidado do encontro online, sobre o tema ‘O Planeta que Defendemos’.

Carlos Zorrinho abordou as repercussões do Pacto Ecológico Europeu nas estratégias de cooperação, sustentando que os instrumentos comunitários “procuram promover a justiça climática”.

O responsável defendeu um conceito de cooperação internacional que seja “um conceito de interdependência”, construindo “parcerias entre iguais”.

Para o eurodeputado português, compete à Europa assumir a intenção de “liderar”, no novo modelo de desenvolvimento económico.

“Globalmente, temos todos de salvar o planeta”, acrescentou.

O encontro contou com a presença de Marco Rebelo, diretor dos Serviços de Relações Internacionais da Secretária-Geral do Ambiente, que elogiou a ambição, em matéria climática, da União Europeia, que abre “um conjunto de novas oportunidades”.

Para o convidado, a Europa deve, contudo, acompanhar com particular atenção o impacto da transição energética nas economias que dependem de exportações de combustíveis fósseis.

A converta teve moderação de Tiago Melo Cartaxo, professor convidado de Direito do Ambiente na NOVA School of Law.

Patrícia Fonseca, da FEC, deu início ao webinar, sublinhando que as alterações climáticas são uma “questão política e ética” e não apenas uma questão ambiental.

A conferência resultou de uma parceria entre a FEC, a Associação Casa Velha, o IMVF e a rede CIDSE, integrando a Semana Verde Europeia, “dirigida a todos e com todos os que acreditam num processo de desenvolvimento mais justo, mais digno e mais inclusivo”.

OC

 

https://www.facebook.com/fecongd/videos/148541100656878

Partilhar:
Scroll to Top