Europa/África: Bispos alertam para «secularização e individualismo»

Responsáveis dos dois continentes refletem sobre questões ligadas à Família

Lisboa, 30 mai 2015 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) estão a refletir até este domingo sobre a realidade da família e pretendem apoiar e encorajar mais os casais.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o CCEE informa que o seu presidente, o cardeal Péter Erdo, alertou para as consequências da “secularização e individualismo na família” numa mensagem enviada aos participantes do seminário que decorre em Maputo, Moçambique.

Na missiva lida pelo secretário-geral do organizamo, o padre Duarte da Cunha, o arcebispo de Budapeste (Hungria) “lamentou o declínio rápido” dos casamentos tanto nas esferas civis e eclesiásticas.

O presidente do CCEEE exortou o clero e outros agentes pastorais a “apoiar e encorajar” os casais na sua vida de casados e observou como “fenómeno muito encorajador” hoje a existência de “muitas comunidades compostas de famílias” ligados pela fé e compromisso religioso.

O cardeal Péter Erdo assegurou ainda que a Igreja em África e na Europa “respeitam e admiram” os valores da vida da família.

O seminário – A Alegria da Família – conta com 35 participantes, 22 bispos, e decorre à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco e em ligação com as reflexões que vão ser abordadas na Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em outubro 2015.

Por sua vez, o presidente do SECAM, e arcebispo de Lubango (Angola), começou por perspetivar a próxima sessão do Sínodo dos Bispos e exortou as famílias a serem “ousadas na defesa dos seus valores” e a terem coragem de dizer “não às ideologias que pretendem destruir o casamento e a família”.

Neste contexto, D. Gabriel Mbilingi apelou também à Igreja que “capacite” este núcleos para anunciar “o Evangelho da família, a civilização do amor e a cultura da vida”.

O prelado destacou que a eficiente e eficaz inculturação da “mensagem de Cristo é primordial” com resposta aos “desafios pastorais” no mundo atual.

O núncio apostólico em Moçambique também interveio e referiu-se às "situações tristes" que as famílias estão a enfrentar incentivando os presentes a reforçar ou intensificar a evangelização para enfrentarem os desafios “contra os valores morais do casamento e da família” numa sociedade cada vez mais secularizada.

D. Edgar Parra Pena elogiou também os bispos europeus e africanos pelos anos de colaboração e partilha dos desafios sócio pastorais e teológicos que são comuns aos dois continentes.

As iniciativas entre os dois organizamos – CCEE e SECAM – pretendem que os prelados reforcem “a comunhão, a colaboração e uma reflexão” sobre os grandes desafios da Igreja.

A Conferência Episcopal Portuguesa foi representada por D. Manuel Linda, responsável pela Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, e bispo das Forças Armadas e de Segurança.

O Conselho de Conferências Episcopais da Europa inclui as atuais 33 Conferências Episcopais Europeias; o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar é composto pelas 37 Conferências Episcopais Nacionais e oito Conferências Episcopais Regionais.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR