Francisco fala das equipas como «metáfora da vida social»
Cidade do Vaticano, 05 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os jogadores e dirigentes da seleção nacional de futebol da Croácia, que vai disputar o Euro 2024, destacando o alcance “global” do desporto.
“O futebol é um fenómeno global, capaz de envolver um grande número de pessoas, de suscitar emoções, sentimentos coletivos. Posso testemunhá-lo, pois venho de um país onde tudo isto é vivido em pleno”, referiu Francisco, natural da Argentina.
O encontro desta manhã começou com os “parabéns” do Papa pelo 3.º lugar obtido pela equipa croata no Mundial de 2022, que decorreu no Catar, referindo, no entanto, que o evento “também foi muito criticado nalguns aspetos”, numa referência indireta às acusações de exploração laboral e violações dos direitos humanos no país da Península Arábica.
Francisco usou a imagem da “equipa” como “metáfora da vida social, nos vários ambientes em que se vive e se trabalha em conjunto com os outros”.
“As ações individuais são importantes, a imaginação, a criatividade… mas se o individualismo prevalecer, toda a dinâmica é destruída e o objetivo não é alcançado. Obrigado por nos darem o exemplo do trabalho em equipa”, disse aos jogadores croatas.
O Papa sublinhou que, na competição desportiva, há outros valores “em jogo”:
“Pensem no sentido da honra, da amizade entre vós e da fraternidade, da lealdade e do autocontrolo”, elencou.
A intervenção, divulgada pelo Vaticano, recordou que os jovens olham para os futebolistas como um modelo de “vida e de sucesso”.
“É importante que cultivem qualidades espirituais e humanas, para que possam dar um bom exemplo”, recomendou.
O próximo Campeonato da Europa de Futebol, com a participação de 24 seleções, incluindo Portugal, vai decorrer de 14 de junho a 14 de julho, na Alemanha.
OC