Fátima, Santarém, 06 fev 2015 (Ecclesia) – A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos “manifestou muito apreço” pelo livro “Canto do Celebrante” do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) que é “um valioso contributo” para a “arte de presidir do ministro celebrante”.
“Apraz-nos agradecer e incentivar tão preciosa publicação para o exercício do ministério sacerdotal”, escreveu a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos numa carta datada de 28 de janeiro 2015 e enviada hoje à Agência ECCLESIA.
“Estamos certos que será um precioso subsídio para uma verdadeira arte de celebrar, dando a oração uma forma mais agradável, favorecendo a unidade e tornando as celebrações mais solenes (cf. SC 112)”, desenvolve o presidente da congregação da Santa Sé, o cardeal Robert Card Sarah.
O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade explica que o livro ‘Canto do Celebrante’ oferece-se um “valioso contributo” para a “arte de presidir do ministro celebrante”, especialmente para os bispos e os presbíteros.
A publicação contém o canto e a música do Ordinário da Missa, da Oração Coleta das solenidades principais e dos Prefácios da Oração Eucarística.
“A celebração litúrgica típica ou normal é a que se realiza com o canto. Na arte de presidir à Eucaristia ocupa lugar especial o canto dos louvores de Deus”, desenvolve D. José Cordeiro, no sítio online do SNL.
CB/OC