Francisco vai participar no Encontro Mundial das Famílias
Cidade do Vaticano, 25 ago 2015 (Ecclesia) – A visita do Papa Francisco a Filadélfia, nos Estados Unidos da América, para o Encontro Mundial das Famílias (EMF), vai contar com o envolvimento de mais de 10 mil voluntários.
De acordo com a Rádio Vaticano, estes colaboradores, com idades acima dos 18 anos, “vão receber e orientar os peregrinos, prestar serviços de tradução, ajudar os visitantes com necessidades especiais e executar outras tarefas, como postar mensagens e fotos em redes sociais”.
Até agora, seis semanas antes da deslocação do Papa argentino àquela região da Pensilvânia, a organização do EMF já aprovou a inscrição de cerca de 8 mil voluntários, 6 mil dos quais são mulheres.
Uma nota digna de realce é o facto de vários voluntários poderem ser “de outras religiões” que não a cristã, uma vez que “muitos não indicaram as suas crenças”.
A chegada de Francisco a solo norte-americano está marcada para dia 22 de setembro, com uma receção na base ‘Andrews’ da Força Aérea, em Washington DC.
No programa do pontífice argentino estão incluídas visitas à Casa Branca, onde reunirá com o presidente Barack Obama, à sede das Nações Unidas e ao memorial ‘Ground Zero’ em Nova Iorque, construído em honra das vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Francisco vai ainda tornar-se no primeiro Papa a discursar perante o Congresso norte-americano e presidir à missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
A partida para Filadélfia está marcada para 26 de setembro, sendo que o Papa argentino começará por celebrar missa com os membros do clero e dos institutos religiosos da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo.
Nesse mesmo dia, à tarde, Francisco participa num encontro para a liberdade religioso com a comunidade hispânica e outros imigrantes, e à noite começa a participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias, com a festa dos participantes e uma vigília de oração.
O dia seguinte começa junto dos bispos convidados para o 8.º EMF, continuando com uma visita aos detidos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.
Antes de seguir de volta para Roma, o Papa Francisco presidirá ainda à missa conclusiva do EMF 2015, no Benjamin Franklin Parkway.
JCP