D. Timothy Broglio defende «sistema de imigração mais humano»
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422-1-1-400x225.jpeg)
Lisboa, 12 fev 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal dos EUA (USCCB, sigla em inglês), D. Timothy Broglio, agradeceu ao Papa a carta que este enviou aos bispos católicos, apelando à defesa dos migrantes e refugiados no país.
“Consigo, rezamos para que o Governo dos Estados Unidos cumpra os seus compromissos anteriores de ajudar os que estão desesperadamente necessitados”, indica o responsável pela Diocese das Forças Armadas.
“Peço-lhe que continue a rezar para que possamos ter a coragem, enquanto nação, de construir um sistema de imigração mais humano, que proteja as nossas comunidades e salvaguarde a dignidade de todos”, acrescenta D. Timothy Broglio.
O presidente da USCCB apela à “generosidade” na coleta nacional dos serviços de assistência católica nesta Quaresma, para que “o vazio possa ser preenchido com os esforços de todos”.
A carta começa por expressar “profunda gratidão” pelo apoio de Francisco ao trabalho da Igreja Católica, que visa “oferecer a esperança de Jesus Cristo a todas as pessoas, cidadãos e imigrantes”.
“Dirigimo-nos todos ao Senhor em oração para que as famílias que sofrem com a súbita retirada da ajuda encontrem forças para resistir”, escreve D. Timothy Broglio.
O responsável católico convida a “cuidar dos necessitados” e a “melhorar a situação nos lugares de onde os imigrantes chegam”.
“Estamos sempre conscientes de que neles vemos o Rosto de Cristo. Que, neste Ano Jubilar, possamos construir pontes de reconciliação, de inclusão e de fraternidade”, conclui.
OC
Vaticano/EUA: Papa critica programa de «deportações em massa» do presidente Trump