EUA: Papa aceita renúncia de bispo que assumiu paternidade de dois filhos

Lisboa, 04 jan 2012 (Ecclesia) – Bento XVI aceitou hoje a renúncia do bispo Gabino Zavala, de 60 anos, ao cargo de auxiliar de Los Angeles (EUA), ao abrigo do cânone do Código de Direito Canónico que refere uma “causa grave” para a resignação.

Em comunicado, a Santa Sé não adiantou a matéria em causa, informando que o prelado, nascido no México, tinha evocado o segundo parágrafo do cânone 401 aquando do pedido de “renúncia ao ofício”.

Esta manhã, numa carta aos fiéis da diocese, D. Jose Gomez, arcebispo de Los Angeles, no Estado da Califórnia, revelou ter sido informado, em dezembro, pelo próprio Gabino Zavala que este é pai de dois adolescentes que vivem com a mãe, noutro Estado dos EUA.

“O bispo Zavala informou-se ainda que tinha submetido a sua resignação ao Santo Padre, em Roma, que este aceitou. Desde essa altura, não exerceu o seu ministério e vai viver de forma privada”, refere ainda a missiva, divulgada pela agência de notícias da conferência episcopal norte-americana.

O arcebispo de Los Angeles falou numa “informação triste e difícil”, adiantando que a diocese contactou “a mãe e as crianças para oferecer ajuda espiritual, bem como financiamento para ajudar nas despesas escolares”.

A identidade desta família não foi revelada para “respeitar o seu direito à privacidade”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR