EUA: Bispos católicos encerram acordos com governo federal sobre menores e refugiados

Conferência Episcopal justifica decisão com cortes da administração de Donald Trump

Lisboa, 09 abr 2025 (Ecclesia) – A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou a decisão de encerrar os acordos de cooperação com o governo federal relacionados com os serviços a menores e o apoio aos refugiados.

O presidente da USCCB, D. Timothy P. Broglio, refere que a Conferência Episcopal teve de “reconsiderar a melhor forma de servir as necessidades” das pessoas que “que procuram um porto seguro contra a violência e a perseguição”.

“Ao longo dos anos, as parcerias com o governo federal ajudaram a expandir os programas que salvaram vidas, beneficiando os nossos irmãos e irmãs de muitas partes do mundo”, indica o arcebispo, em nota divulgada esta segunda-feira.

O presidente da USCCB precisa que todos os participantes nestes programas foram acolhidos pelo governo norte-americano e passaram por “um rigoroso rastreio antes da sua chegada”.

“A USCCB faz o anúncio desolador de que não renovaremos os acordos de cooperação existentes com o governo federal, relacionados com os serviços para crianças e o apoio aos refugiados. Esta difícil decisão segue-se à suspensão pelo governo dos nossos acordos de cooperação para a reinstalação de refugiados”, indica D. Timothy P. Broglio.

Em causa está a decisão da administração de Donald Trump em “reduzir drasticamente estes programas”.

A USCCB assume a intenção de “defender reformas políticas que proporcionem processos de imigração ordenados e seguros, garantindo a segurança de todos”, nas comunidades.

“Continuamos firmes no nosso compromisso de defender os homens, mulheres e crianças que sofrem o flagelo do tráfico humano”, acrescenta o presidente do episcopado católico.

OC

Partilhar:
Scroll to Top