D. Alberto Rojas fala em «medo genuíno de ações de fiscalização»

Lisboa, 11 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bernardino, na Califórnia, anunciou esta semana a dispensa de imigrantes católicos da obrigação de participar na Missa, em resposta ao receio de rusgas por parte do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (ICE).
“Todos os fiéis da Diocese de San Bernardino que, devido ao medo genuíno de ações de fiscalização da imigração, não possam assistir à Missa dominical ou às Missas nos dias santos de guarda, estão dispensados desta obrigação, conforme previsto no Cânone 1247, até que este decreto seja revogado ou alterado”, escreve D. Alberto Rojas.
No decreto, o responsável católico incentiva práticas espirituais alternativas, como a oração pessoal, a leitura da Sagrada Escritura e a recitação do Rosário, pedindo às paróquias que apoiem os fiéis nestes esforços.
“Por favor, continuem a rezar pelos nossos irmãos e irmãs imigrantes”, apela a diocese, na nota que acompanha a divulgação do documento, divulgado em inglês e espanhol.
“Os párocos, vigários paroquiais e outros ministros pastorais devem oferecer apoio compassivo aos afetados por este medo, garantindo que se sintam bem-vindos e seguros nas nossas comunidades”, assinala o bispo de San Bernardino
D. Alberto Rojas apela às paróquias para que “explorem alternativas de catequese e preparação sacramental”.
Esta dispensa permanece em vigor “até novo aviso ou até que as circunstâncias que tornam este decreto necessário sejam suficientemente resolvidas”.
Autoridades municipais e distritais de Los Angeles aderiram esta semana a uma ação judicial federal contra o governo do presidente Donald Trump para impedir as incursões policiais generalizadas contra imigrantes, que têm afetado milhares de pessoas no sul da Califórnia.
OC