Estado: Católicos pedem apoio para voluntários

Fátima, Santarém, 19 set 2011 (Ecclesia) – Os 400 participantes nas Jornadas Missionárias da Igreja Católica, realizadas entre sexta-feira e domingo em Fátima, querem que o Governo dê mais apoios ao voluntariado, tendo apresentado algumas sugestões nesse sentido.

As conclusões do encontro, enviadas à Agência ECCLESIA, pedem que o Executivo aprove “um enquadramento jurídico que proteja o voluntário empresarial da exploração, apoie o voluntariado de longa duração no regresso ao trabalho remunerado e incentive os jovens à prática do voluntariado como raiz de mudança social”.

O documento final da assembleia dedicada ao tema “Voluntariado e Missão” inclui 10 regras sobre a identidade do voluntário, onde se sublinha que “quem quer partilhar a vida e o seu tempo gratuitamente sempre arranja maneira”, mas “quem vive para si mesmo sempre arranja desculpas” para passar ao lado do serviço gratuito à comunidade.

O assunto em discussão foi motivado pelo Ano Europeu do Voluntariado e inspirado pela Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o mesmo tema, explica o comunicado, adiantando que as próximas Jornadas Missionárias realizam-se de 14 a 16 de setembro de 2012, em Fátima.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top