Por ocasião do Dia da Cidade e do Município, a 19 de Agosto, a autarquia de Esposende vai atribuir a medalha de mérito municipal a dois sacerdotes, “pela dedicação e serviço incondicional ao bem comum”, de acordo com o Jornal do Minho.
Um dos distinguidos, o padre Jaime Manuel Machado, pároco da freguesia do Mar, exerce o seu ministério no concelho de Esposende desde 1973.
“Para além da vida espiritual, tem dedicado muito do seu tempo à vida cultural de S. Bartolomeu do Mar, desenvolvendo trabalhos de investigação e tendo publicado vários artigos referentes àquela freguesia”, refere o jornal, difundindo um comunicado da câmara.
O padre Manuel Casado Neiva é pároco da freguesia de Apúlia e vice-arcipreste de Esposende. Vai ser condecorado “pela sua obra espiritual, traduzida na assistência aos movimentos e grupos paroquiais, e também pela construção de raiz da nova igreja paroquial da freguesia”.
A autarquia de Esposende vai também condecorar a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, presente na Comunidade há 25 anos, “pelo papel determinante na promoção social e de saúde no concelho”.
A título póstumo, serão ainda distinguidos 3 bombeiros da corporação local, falecidos num acidente de serviço há um ano atrás.