Espiritualidade: Irmandade de São Roque divulga «itinerários de peregrinação e devoção»

Lisboa, 24 jan 2013 (Ecclesia) – A Irmandade de São Roque, em Lisboa, quer divulgar as marcas culturais e espirituais deixadas em Portugal pelo santo de origem francesa do séc. XIV com recurso à internet, a visitas e à participação em manifestações festivas.

“A conceção e a coordenação desta iniciativa pertencem à historiadora Helena Gonçalves Pinto, que identificou e estruturou uma rota de peregrinação a partir dos locais de devoção a São Roque”, revela uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O projeto contou com o contributo de investigadores, párocos e entidades autárquicas, que forneceram elementos documentais e iconográficos.

Os percursos identificam ermidas, capelas e igrejas que atestam os primórdios das manifestações devocionais no território nacional, em lugares que São Roque não terá conhecido mas que foram percorridos pelos seus restos mortais (relíquias) e usufruíram da fama dos seus milagres, sobretudo associados à cura da peste.

Os itinerários referenciam igualmente ritos religiosos, peças de arte, festas e procissões, bem como comunidades de devotos, confrarias, irmandades e comissões fabriqueiras que se colocaram sob a proteção do santo desde 1506, ano da chegada das relíquias de São Roque a Lisboa.

A iniciativa “é um passo decisivo para a definição de um Roteiro Internacional de São Roque, com o objetivo de se criar uma nova dinâmica ligada ao Turismo Cultural e Religioso, com ações que poderão favorecer o diálogo intercultural que cada uma das comunidades realiza”, sublinha o comunicado da irmandade.

ISR/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top