Encontro europeu decorre em Portugal até domingo
Braga, 18 set 2013 (Ecclesia) – Braga acolhe desde hoje o encontro europeu dos secretários nacionais do Apostolado da Oração (A.O.), que vai ter como tema principal o processo de recriação da obra da Companhia de Jesus que se dedica à promoção da oração pessoal.
Os trabalhos visam enviar ao Papa Francisco o “documento que definirá a missão do A.O. nos próximos anos”, revelam os jesuítas, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A iniciativa que decorre na Casa da Torre, Soutelo, quer “consolidar uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, reconhecidos nas intenções mensais de oração do Papa”.
O encontro prolonga-se até domingo, com a participação de 28 pessoas que representam “15 países de toda a Europa”.
Os diversos representantes do Apostolado da Oração vão apresentar e discutir o trabalho que está a ser realizado em cada país, “a partir do documento base de recriação do A.O., tendo em vista dinamizar este serviço eclesial e renovar a espiritualidade que lhe é própria”, assinalam na nota recebida.
No encontro vão analisar também o contributo do ambiente digital e das redes sociais para a “dinamização desta rede mundial de oração”; o sítio português www.passo-a-rezar.net será uma das propostas de oração através da internet que vai estar em debate.
O diretor geral delegado do Apostolado da oração, o padre jesuíta Cláudio Barriga, virá de Roma para participar neste encontro europeu dos secretários nacionais.
No último dia do encontro europeu, os participantes vão integrar a peregrinação nacional do A.O. a Fátima.
“Há dois anos reuniram-se mais de 80 000 pessoas, vindas de todo o país”, acrescenta o comunicado.
O Apostolado da Oração chegou a Portugal em 1864 e está presente em todas as dioceses e na maioria das paróquias nacionais.
CB/OC